GATRONOMIA: SABOR JAPONÊS EM SÃO JOSÉ

0
677

Com pratos tradicionais e feitos com muita dedicação e carinho, o Restaurante Yamabuki faz sucesso no interior de São Paulo

Fotos Divulgação

20150620_200309

Em um ambiente simples, o Yamabuki revela temperos e sabores da tradicional culinária do Japão. No comando do restaurante, considerado um dos melhores japoneses de São José dos Campos, no interior de São Paulo, está o chef Tadahiko Koyama, que com simpatia e maestria oferece aos clientes as delícias de sua terra natal.

Koyama trabalhou por muitos anos com engenharia, sua área de formação, em uma multinacional japonesa da região e só realizou o sonho de inaugurar seu próprio restaurante em 1991. “Sempre gostei de cozinhar, aprendi sozinho lendo livros e revistas”, conta. O nome da casa é uma homenagem a sua família que tem uma fábrica no Japão de missô. “Yamabuki é uma flor do campo de cor amarelada que lembra a cor de ouro do missô”, explica.

Ao longo desses 25 anos de atuação na cozinha do Yamabuki tem aprimorado seu dom e atraído um público cada vez maior, que não perde a oportunidade de experimentar as delícias e novidades preparadas por Koyama, que sempre que sobra um tempinho na cozinha bate papo com as pessoas sentadas no balcão do restaurante.

yamabuki udonNo cardápio não faltam delícias, entre elas as massas, feitas no próprio restaurante pelo Sr. Koyama, que aprendeu a receita com seu pai e a aprimora todos os dias. Destaque para o agesoba, lámen frito com legumes, carnes em um molho cremoso, e o yakissoba, servido sequinho, com legumes crocantes, carne de vaca, porco e camarão, com gengibre curtido por cima. “Servimos também udon, lámen, gyosa, domburi de frutos do mar, sushi, sashimi, tempurá, carpaccio…”, enumera Koyama.

Além do menu fixo, há um cardápio especial preparado sazonalmente, de acordo com a disponibilidade do mercado. E sempre que possível, o chef Koyama atende aos pedidos especiais dos clientes.

O restaurante também é conhecido pelos pratos pouco convencionais, como o espetinho de língua de boi, servido grelhado no carvão com um tempero especial da casa; as fatias de ovas de tainha (karasumi), que o próprio Koyama cura; e o hambúrguer de contrafilé, acompanhado de um molho especial, batata, cenoura e brócolis. Molhos esses que o senhor Koyama guarda as receitas a sete chaves.

Para completar a refeição, o Yamabuki oferece de sobremesa um doce pouco difundido em terras brasileiras: gelatina de café com licor de ameixa e leite condensado.

O restaurante funciona só no horário do jantar. De terça-feira a sábado, das 18h às 22h30. Para quem estiver passeando no Shopping Center Vale (avenida Dep. Benedito Matarazzo, 9.403 – Jardim Oswaldo Cruz), o Yamabuki tem uma filial com pratos mais simples, servidos no buffet por quilo.

Informações

Restaurante Yamabuki

Praça Monsenhor Ascânio Brandão, 14 – sala 04 – Jardim São Dimas / São José dos Campos

Tel.: 12. 3941-3674