O Dia das Bruxas ou Halloween é aquele grande evento onde as pessoas se vestem e se transformam em algo diferente por uma noite, mas alguns em Tóquio não estavam felizes com a transformação que aconteceu no bairro de Shibuya da cidade em Outubro passado. Algumas pessoas embriagadas cometeram vários atos de vandalismo, com o incidente mais notório ocorrendo quando um grupo de foliões foi atropelado por um caminhão.
A situação em Shibuya tem piorado progressivamente ano após ano, a tal ponto que um estrangeiro que estava envolvido no acidente do caminhão chegou a ponto de dizer “Eu ouvi dizer que Halloween no Japão é uma loucura, e que todo ano as pessoas fazem coisas assim. Eu pensei que não seria rebocado mesmo se eu ficasse bêbado e enlouquecesse em Shibuya”. Essa obviamente não é o tipo de imagem que Tokyo quer cultivar e na terça-feira (18/06) o Shibuya Ward Council aprovou uma medida, por maioria de votos, para banir o consumo de álcool em lugares públicos ao redor da Estação de Shibuya no Halloween.
Especificamente, a proibição estará em vigor em 31 de Outubro e 1º de Novembro (de modo a incluir bebedeira antes e depois da meia-noite), bem como na sexta-feira, sábado e domingo antes de 31 de Outubro, quando as maiores multidões se reúnem. Os limites exatos da zona sem consumo ainda não foram definidos, mas sem dúvida incluirão a Estação Shibuya, o cruzamento de Hachiko Plaza, Shibuya Scramble e ruas, parques e outros espaços públicos em torno da rua comercial Center Gai e o Shibuya 109 centro comercial. Atualmente, nenhuma penalidade foi definida para os infratores, embora pareça que pelo menos você pode esperar que os oficiais confisquem qualquer espuma que você esteja tentando tomar um gole.
“Quero cumprir meus deveres simultâneos de proteger a paz e a segurança do bairro e promover sua energia agitada”, disse Ken Hasebe, chefe da divisão de Shibuya, cujas palavras revelam que ele está insatisfeito com o balanço das comemorações do Dia das Bruxas de Shibuya no ano passado, mais de 20 prisões.
A resolução do conselho também permitirá que ele proíba o consumo de álcool em espaços públicos em outros dias, pois a medida é apropriada, como a passagem do ano e a data dos grandes eventos esportivos (nos últimos anos, Shibuya se tornou a principal rua de Tóquio como local de celebração após as vitórias japonesas no futebol, nas Olimpíadas ou em outros eventos internacionais). Além disso, o conselho está pedindo às lojas de conveniência da área e a outros varejistas que se abstenham voluntariamente de vender bebidas alcoólicas nos dias em que o consumo público é proibido.
Tudo isso não quer dizer que os festeiros de Shibuya estarão todos sóbrios nos dias secos designados, no entanto. O bairro possui uma das maiores concentrações de bares, pubs e outros fornecedores de bebidas alcoólicas de Tóquio e eles poderão continuar servindo o que quiserem, mesmo quando a proibição de bebidas alcoólicas estiver em vigor.
Fontes: Livedoor News / Nitele News24, ANN / Lynzee Loveridge, Yomiuri Shimbun, Sankei News via SoraNews
Quer ficar por dentro dos mais recentes artigos, notícias, eventos e outros destaques do Mundo OK? Siga-nos pelo Facebook, Twitter e Instagram.