História: Resgate histórico

0
553

Primeiro navio com imigrantes japoneses, Kasato Maru terá peças resgatadas de mar russo

 

Fotos Divulgação

kasato maru

Primeiro navio com imigrantes japoneses que desembarcou no Brasil, em 1908, o Kasato Maru pode ter suas peças resgatadas de águas russas. Em fevereiro, o presidente do Instituto Tecnológico e Ambiental do Paraná (Itapar), Acef Said, e o embaixador da Federação da Rússia no Brasil, Sergey Akopov, firmaram o termo de cooperação científica para viabilizar a ação.

Na ocasião, Said apresentou as atividades do projeto de expedição científica que pretende resgatar peças do navio e falou sobre os próximos passos a serem dados com a Sociedade Geográfica Russa (SGR). O termo foi assinado por representantes do Itapar e da SGR em três idiomas (português, inglês e russo), via skype, em Curitiba e em Moscou. A ratificação na embaixada legaliza o documento.

A expedição exploratória iniciará em maio deste ano, na Península de Kamchatka, na Rússia, onde o navio afundou em 1945, e envolverá universidades russas e brasileiras e várias entidades e órgãos governamentais da Rússia. O resgate das peças do navio está previsto para começar entre julho e agosto deste ano.

Além do resgate das peças da embarcação (âncoras, sino, leme, timão e demais artefatos), serão feitas pesquisas que envolverão questões como aquecimento global, biologia marinha, estudo da zona de mistura rio-mar e análise de lagos vulcânicos. A expedição contará também com professores e alunos de universidades russas e brasileiras e tem apoio de diversas entidades representativas, dentre elas, a Câmara de Comércio Brasil Japão.

Compra em 1905

O Kasato Maru foi comprado do Reino Unido, em 1900. Em 1905, após ser derrotada pelos japoneses, a Rússia afundou o navio, para não deixá-lo para os inimigos. Após o conserto por parte dos japoneses, em 1908, foi responsável por levar 781 imigrantes para o Brasil. Embora já houvesse japoneses no Brasil antes do Kasato Maru, essas 781 pessoas constituíram o primeiro grupo oficial de migração para as terra tupiniquins.

Em 1942, o Kasato Maru foi requisitado pela Marinha Imperial Japonês. Em 1945, durante a Segunda Guerra Mundial, aviões russos bombardearam o navio, afundando-o mais uma vez. Agora, os mesmos russos que atingiram o Kasato Maru por duas vezes se propõem a resgatá-lo, resgate este que é um velho sonho dos imigrantes japoneses no Brasil.