Ichariba Choode

0
1521

Choodegwa Bushi é uma canção bem famosa da ilha de Okinawa, que fala sobre “Ichariba Choode”, um ditado popular okinawano que diz que uma vez que nos encontramos, já somos irmãos.

Composta por Chosho Maekawa (1912-1989), que além de ter sido o presidente do terceiro mandato do Ryukyu Minyo Kyokai, foi considerado o “pai das canções folclóricas” de Okinawa, criando esta música durante o período de reconstrução do pós guerra.

O Kahi – monumento desta música está localizado na cidade de Yonabaru, e foi construída em 2005 (bem recente). Todos os anos, acontece o Choodegwa Bushi Taikai, um campeonato desta música! Por coincidência, é a cidade onde o meu avô materno nasceu (e dizem que ele adorava tocar sanshin, assim como eu).

Ichariba Choode é ajudar as pessoas em momentos tristes. É se divertir junto, é dividir o ombro amigo. É ser solidário. Okinawa passou por uma batalha terrivelmente assustadora, que matou ⅓ de sua população. Mas apesar de triste, os okinawanos conseguiram juntar forças e seguir em frente, tendo o Ichariba Choode como um de seus lemas. Ajudar uns aos outros é o que fez esse povo se reerguer.

Eu conheço muitas pessoas que dizem que quando chegam em Okinawa, a sensação é de estar em casa, como se estivesse retornando ao seu próprio lar. É difícil ir para Okinawa e não se deparar com um gesto de Ichariba Choode. Eu já presenciei isso muitas vezes. Conheci os meus parentes distantes (sobrinho da minha bisavó, primos dos meu bisavô) quando fui pela primeira vez em Okinawa em 2014, e todos me recepcionaram com muito carinho e alegria, dando abraços e fazendo aquela festa. Uma outra situação foi quando eu fui em uma loja na Heiwa Doori e as obasans me perguntaram de onde eu era e quando disse que era do Brasil, elas me deram presentinhos e disseram que os descendentes okinawanos brasileiros valorizam muito a cultura! E você, já se deparou com um gesto de Ichariba Choode? Um gesto simples, mas muito importante!

Monumento da música Choodegwa Bushi

Cantando a música em frente ao monumento

E para quem quiser conhecer a música: