Essa com certeza uma daquelas aventuras para se guardar para sempre, afinal atravessar o Pacífico em pleno inverno e em condições ruins não é para qual quer um, principalmente quando quem está no comando possui para ele apenas um mundo apagado. Um homem japonês completamente cego conseguiu velejar dos Estados Unidos até o Japão. A empreitada pelo Oceano Pacífico contou com a ajuda de um amigo americano.
Mitsuhiro Iwamoto, de 52 anos e Douglas Smith, de 55 anos, chegaram na manhã deste sábado (20/04) no Porto de Onahama em Iwaki, cidade na província de Fukushima, no nordeste do Japão. A dupla de amigos foi recebida com aplausos por uma multidão.
Os dois saíram da cidade de San Diego em 24 de Fevereiro a bordo do Dream Weaver, um iate de 12 metros de comprimento. Eles percorreram o trajeto de aproximadamente 14 mil quilômetros sem parar em porto algum.
Iwamoto é de Kumamoto, uma província no sudoeste japonês, mas vive nos Estados Unidos. Ele perdeu sua visão quando era estudante do ensino médio e começou a velejar em iates há cerca de 20 anos. Iwamoto conduziu o iate e as velas com a ajuda de Smith, que lhe forneceu informações visuais e indicações de equipamentos que mostravam a direção do vento, por exemplo.
O japonês disse ter ficado muito feliz com o feito. Ele afirmou não ter desistido mesmo após enfrentar condições climáticas ruins em alto mar. Segundo uma associação de velejadores cegos no Japão, Iwamoto é a primeira pessoa completamente cega a cruzar o Pacífico com um iate.
Fonte: NHK World
Quer ficar por dentro dos mais recentes artigos, notícias, eventos e outros destaques do Mundo OK? Siga-nos pelo Facebook, Twitter e Instagram.