Intercâmbio cultural

0
767

Mês da cultura chinesa no Brasil é comemorado com acrobacias, músicas e danças tradicionais

Mostra de filmesMundo Oriental1, apresentação de balé, exposições e workshops marcam as celebrações do “Mês Cultural da China no Brasil”, uma iniciativa dos Ministérios da Cultura do Brasil e da China, liderada pela Embaixada da China no Brasil. Entre as principais apresentações, que acontecem entre os meses de outubro e novembro em várias regiões do País, destaque para o espetáculo “Fu Yong – A Eterna Fortuna na Montanha Sagrada”, que mistura acrobacia, dança e música chinesa.

Resultado de uma parceria entre o San XiaAcrobaticArtTroupe e o Chongqing (Qianjiang) Ethnic Song and Dance Troupe, o espetáculo estreia no Rio de Janeiro no início de novembro e segue turnê pelo Brasil passando por Natal, Recife, Salvador, Aracajú, Cuiabá, Brasília, Belo Horizonte, Goiânia e São Paulo, onde desembarca no dia 27 de novembro, no Teatro Bradesco.

A peça conta uma famosa lenda que retrata a vida de uma família pertencente à encantadora e misteriosa Etnia Miao, a quinta mais populosa das 56 etnias oficialmente reconhecidas pela República da China. Tradições milenares, ritos religiosos, figurinos coloridos e paisagens deslumbrantes compõem a dinâmica da performance que proporcionará ao espectador uma experiência reveladora das raízes civilizatórias chinesas.

O espetáculo aborda ainda, de forma mística, temas da vida cotidiana do povo Miao, tais como a relação entre passado e futuro, família e indivíduo, amor e casamento, nascimento, morte e o reencontro no Paraíso. Outro aspecto de destaque na apresentação é a relação do Homem com a natureza ao seu redor.

“Para a Embaixada da China é uma grande honra apresentar para o público brasileiro um espetáculo que mostra a essência das nossas tradições milenares” revela o conselheiro da Embaixada da China, ZhengKejun.

A peça tem classificação livre, 90 minutos de duração com intervalo de 15 minutos e será apresentada em 11 atos que contam a lenda da Eterna Fortuna na Montanha Sagrada. O roteiro do show será composto pelos números: A Terra Mitológica, Encantador, Nasce o Amor, Choro do Casamento, O Som do Paraíso, A Dança Nuo, Adeus meu Amor, Mãe e Filho, Serenata, Ritual do Amor e Reunião no Paraíso.

Os 39 artistas – 24 dançarinos, sete cantores e nove acrobatas –, que se apresentam pela primeira vez fora da China, exibem performances acrobáticas de alta precisão mescladas com danças tradicionais, ritos religiosos e ritmos mitológicos que desvendarão toda a lendária cultura chinesa. A apresentação é uma criação do renomado diretor Deng Lin considerado o principal representante do realismo poético chinês no campo da acrobacia e danças coreográficas.

Especialmente para o Mês Cultural da China no Brasil foi criada uma nova versão da obra, em parceria e sob a supervisão dos diretores Gao Sen e Jiang Xiaoping. “A China tem uma forte ligação com suas histórias originais e culturais, sempre embebidas no misticismo, assim como o Brasil. Entretanto, apesar das raízes continuarem vivas, como a Montanha Sagrada e o Sol, as origens correm perigo a medida que o mundo busca um desenvolvimento cada vez mais rápido e agressivo, e as novas gerações perdem a conexão com seus verdadeiros alicerces”, ressalta o diretor Gao Sen. “Nosso trabalho está focado justamente no movimento inverso: o da preservação e valorização das tradições. Acreditamos portanto que o senso comum poderá se identificar com os nossos objetivos. Esta é nossa primeira turnê internacional que, por isso mesmo, apresentará o máximo de autenticidade. Nossos artistas nasceram e cresceram mergulhados nas etnias de Miao e Tujia, carregando desta forma a essência da Montanha Sagrada na alma”, finaliza o diretor.

Informações

“A Eterna Fortuna na Montanha Sagrada”
27 de novembro às 21h
Teatro Bradesco (Bourbon Shopping)
Rua Turiassu, 2100, Pompéia / São Paulo
Tel.: 11. 4003-1212
www.ingressorapido.com.br