De olho nas Olimpíadas em 2020, Japão quer expandir seu alcance através da música
Fotos: Divulgação
As Olimpíadas no Japão estão programadas para 2020, daqui seis anos. Até lá, há muito trabalho, com base em planejamento e buscando sempre a perfeição, marcas características dos orientais. Paralelamente, os japoneses buscam, também, mostrar todo o seu potencial cultural para o mundo, através de um dos pilares de qualquer nação. No caso, a musicalidade, através do evento “Japan Night – A Move With The Music of Japan”, realizado nos dias 28 e 29 de maio.
Com a participação de artistas consagrados, o evento musical foi bastante estratégico: realizado no Estádio Nacional de Tóquio, marcou o fim de grandes eventos e espetáculos no local, que passará por uma reforma para abrigar as competições de 2020. Para tanto, foram convocados artistas como Ikimonogakari, The Gospellers, Perfume, Man with a Mission, além da lenda musical japonesa, L´Arc-en-Ciel. Não é preciso dizer o quanto um evento deste porte movimentou milhares de pessoas, com fãs ardorosos por todos os lados.
A Yamato Comunicações e Eventos foi a única empresa representante do Brasil presente no evento. Através de um convite formalizado pelo governo japonês, a equipe cobriu in loco cada detalhe das apresentações, bem como estabeleceu novos canais de informação com autoridades e personalidades de países como Taiwan, Estados Unidos, França, Alemanha, Indonédia, Russia, dentre outros. O intercâmbio resultante desses encontros servirá para fomentar novos negócios entre os países – além de serem potenciais candidatos a sediarem festivais de música pop do Japão. Ou, como o próprio comitê gestor do projeto afirma, “um time de cooperação global” para apresentar a cultura pop japonesa no mundo.
No palco, a perfeição japonesa deu o tom. Luzes, telões e cenários de primeira fazem de qualquer espetáculo japonês uma grande celebração, envolvendo todo o público. Soma-se a isso as apresentações artísticas dos astros japoneses, que ensaiam cada detalhe da apresentação, e, então, o entretenimento está garantido. De fato, se a intenção é exportar a musicalidade oriental, os japoneses estão no caminho certo. Tudo como manda o figurino nipônico, com planejamento e objetivos finais bastante claros. Que venha, agora, os festivais para países como o Brasil e outros, brindando à cultura japonesa como deve ser.