A Japan House São Paulo acaba de conquistar a Certificação LEED EB O&M (Leadership in Energy and Environmental Design – Existing Buildings – Operation and Maintenance) na categoria Platinum, o mais alto nível de reconhecimento do programa LEED. Destinada a avaliar questões de uso e manutenção dos edifícios, a certificação reconhece construções que trabalham a gestão de resíduos, o conforto dos usuários, a promoção de transporte alternativo e otimizam o consumo de energia e água, resultando em menor agressão ao meio ambiente.
Com projeto do arquiteto japonês Kengo Kuma, em parceria com o escritório paulistano FGMF Arquitetos, a instituição com 2.500m2, se inscreveu no sistema Operation & Maintenance, destinado a empreendimentos já existentes. A edificação foi submetida a análise de sete categorias: Localização e Transporte; Espaço Sustentável; Eficiência do uso da água; Energia e Atmosfera; Materiais e Recursos; Qualidade Ambiental Interna; e Inovação.
Cada uma dessas áreas possui pré-requisitos (práticas obrigatórias) e créditos (recomendações) os quais, a medida em que são atendidos, garantem pontos adicionais à edificação. Somados aos créditos, os indicadores de desempenho nas sete categorias definem o nível da certificação. Com base nestes critérios, a Japan House São Paulo foi certificada no nível Platinum, o mais alto reconhecimento.
Para obtenção da Certificação LEED EB O&M, a instituição contou com a consultoria da Unidade de Sustentabilidade do Centro de Tecnologia de Edificações (CTE), que acompanhou o projeto desde junho de 2019, por meio do monitoramento mensal dos indicadores, realização de auditoria de energia e intermediação do processo junto ao órgão certificador. Outro parceiro importante foi a Mitsubishi Electric do Brasil, que atuou na consultoria de eficiência energética necessária para obtenção da certificação, maximizando a performance dos produtos Mitsubishi Electric instalados tais como sistema de ar condicionado e sistema de automação predial.
A LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) é uma certificação para construções sustentáveis, concebida e concedida pela Organização não governamental-ONG americana U.S. Green Building Council (USGBC), que estão de acordo com os critérios de racionalização de recursos como energia, água, entre outros. Utilizada em mais de 160 países, busca incentivar a transformação dos projetos, obra e operação das edificações, sempre com foco na sustentabilidade.
JAPAN HOUSE São Paulo – Avenida Paulista, 52
O centro cultural segue com as atividades suspensas, em conformidade com as orientações dadas pelo Governo do Estado de São Paulo visando contribuir para a não disseminação do Coronavírus (COVID-19).
Sobre a JAPAN HOUSE São Paulo
A JAPAN HOUSE São Paulo é uma instituição dedicada a mostrar o melhor do Japão do século 21. Inaugurada em maio de 2017, foi a primeira a abrir as portas no mundo, seguida por Los Angeles (inauguração total em agosto/2018) e Londres (inaugurada em junho/2018). Desde sua abertura, o público brasileiro vem sendo convidado a ter uma experiência dos modos de viver do Japão contemporâneo. A JAPAN HOUSE São Paulo promove, em seus três andares, exposições, seminários, workshops e atividades que trazem ao Brasil os mais relevantes criadores e empreendedores japoneses da atualidade nas artes, no design, na moda, na gastronomia, na ciência e na tecnologia. A instituição já recebeu mais de dois milhões de visitantes.
Quer ficar por dentro dos mais recentes artigos, notícias, eventos e outros destaques do Mundo OK? Siga-nos pelo Facebook, Twitter e Instagram.