Após anunciar que algumas notas de ienes terão alterações, o Ministério das Finanças do Japão anunciou nesta semana que para o ritual de entronização do novo imperador que acontecerá em Outubro, a Casa da Moeda do Japão emitirá duas moedas especiais para comemorar o evento histórico.
A primeira delas é uma moeda de dois tons de 500 ienes (US$ 4,60), feita de níquel e cobre. O rosto da moeda representa o Takamikura, o dais octogonal coberto e cadeira sobre a qual o imperador se senta como os Três Tesouros Sagrados do Japão são apresentados a ele durante a cerimônia. O reverso da moeda é adornado com a crista do crisântemo da família imperial cercada por uma coroa feita de ramos da bétula cerejeira japonesa e rosa japonesa (rosa rugosa). Tocando a superfície da moeda é a inscrição “Nação do Japão, Era Reiwa Primeiro Ano, em comemoração da Cerimônia de Entronização do Imperador.”
Ainda mais opulenta é a moeda especial de 10.000 ienes, que ostenta uma fênix pairando acima de nuvens finas em sua frente e a mesma obra de arte e inscrição que a moeda de 500 ienes em suas costas. No entanto, enquanto a moeda de 500 ienes poderá ser obtida a pedido dos bancos pelo seu valor de face de 500 ienes, a moeda de 10.000 ienes custará realmente 140.555 ienes:
Por que esse valor 14 vezes maior da descrição da moeda? Porque a moeda de 20 gramas (0,7 onças) é feita de ouro puro.
Serão emitidas 5 milhões de moedas de 500 ienes, juntamente com 50.000 moedas de 10.000 ienes, das quais 30.000 serão oferecidas em um conjunto de duas moedas e 142.593 ienes. As moedas de ouro puro só estarão disponíveis para compra diretamente pela Japan Mint em uma data ainda não revelada, mas bancos regulares em todo o Japão começarão a emitir a moeda de 500 ienes a partir de Outubro, sendo Setembro a primeira chance de apresentar os seus pedidos.
Fonte: Ministério das Finanças do Japão
Quer ficar por dentro dos mais recentes artigos, notícias, eventos e outros destaques do Mundo OK? Siga-nos pelo Facebook, Twitter e Instagram.