Dezembro sempre traz algumas retrospectivas de final de ano e uma das mais exclusivas é o Kanji do ano no Japão. Administrado pela Japan Kanji Aptitude Testing Foundation, sediada em Kyoto, o Kanji do Ano é um único personagem japonês escolhido por votação aberta e deve incorporar um significado profundo para o ano no final.
O anúncio final é sempre feito em 12 de Dezembro, com Seihan Mori, o abade-chefe do histórico Templo Kiyomizudera de Kyoto, escrevendo o kanji com um pincel gigante de caligrafia enquanto está na varanda icônica do templo.
Aqui você vê o vídeo do momento:
2019年を表す #今年の漢字 は「令」
生放送を視聴する↓https://t.co/S8WomGafY9
全216,325票のうち30,427票を獲得。
新天皇即位による新元号決定、法「令」改正による消費増税、芸能界の不祥事などの法「令」遵守の意識、災害による警報発「令」などが理由にあげられました。 #漢字の日 pic.twitter.com/nlDZY369Tl— ニコニコニュース (@nico_nico_news) December 12, 2019
Para 2019, 216.325 votos foram emitidos e, quando contabilizados, o kanji do ano é 令 , declarou rei.
Na maioria dos casos, rei significa “ordem” (no sentido de controle ordenado), mas em contextos um tanto obscuros também pode significar “bonito”. Um lembrete desse significado alternativo veio na primavera passada, quando a palavra Reiwa, escrito em kanji como 令和 , foi escolhido como o nome da nova era imperial do Japão, que começou com a ascensão do imperador Naruhito ao trono em 1º de Maio e o governo japonês esclareceu que o significado pretendido de Reiwa é “bela harmonia” (embora essa tradução tenha um problema exclusivo de próprio).
令/rei recebeu 30.427, ou aproximadamente 14%, dos votos dos Kanji do ano. Embora isso não chegue nem perto da maioria, ainda é uma quantidade impressionante de suporte para qualquer caractere único, considerando que o idioma japonês possui mais de 2.100 kanji de uso regular. Foi seguido na votação pelo segundo lugar 新/shin, que significa “novo” e terceiro lugar 和/wa , que significa “harmonia” e é o segundo kanji em Reiwa.
O ano de 2019 marcou a primeira mudança na era imperial desde 1989, a seleção de 令/rei não é uma surpresa. No entanto, reflete uma mentalidade mais feliz do que os Kanji do ano em 2018 (“desastre”), 2017 (“norte”, em referência aos lançamentos de mísseis norte-coreanos) e 2014 (“impostos”, resultado de vendas baixas que ocasionou um aumento de impostos naquele ano). Esperamos que 令和/ rei acabe não sendo apenas um lembrete do que aconteceu em 2019, mas também um sinal de que coisas mais bonitas estão chegando em 2020.
Fontes: Oricon News / Livedoor News, Jin
Quer ficar por dentro dos mais recentes artigos, notícias, eventos e outros destaques do Mundo OK? Siga-nos pelo Facebook, Twitter e Instagram.