Uma das dores de cabeça dos pesquisadores ambientais é sobre a enorme quantidade de plásticos e resíduos que vão parar nos oceanos, afetando a vida marinha. Alguns países já começam a se empenhar para tentar reduzir a quantidade de plástico produzida e usada no dia-dia e o governo do Japão planeja oferecer suporte a empresas do país que desenvolvem plásticos solúveis em oceanos.
Vêm atraindo atenção plásticos biodegradáveis criados por indústrias químicas japonesas, alemãs e italianas à medida que ganha importância global a poluição marinha causada por lixo plástico. Enzimas de micróbios existentes em oceanos decompõem os novos plásticos, transformando-os principalmente em água e gás carbônico.
Segundo o Ministério do Comércio e Indústria do Japão, os novos plásticos correspondem somente a uma fração dos cerca de 10 milhões de toneladas de plásticos produzidos a cada ano no país.
Funcionários da pasta informam que o governo japonês vai trabalhar junto com empresas no estabelecimento de padrões internacionais para os novos plásticos biodegradáveis. O objetivo é ajudá-las a ampliar as vendas em todo o mundo. Atualmente os padrões técnicos dos plásticos variam de fabricante a fabricante.
Os funcionários do ministério acrescentam que institutos estatais de pesquisa vão apoiar o desenvolvimento dos plásticos pelo setor privado.
Fonte: NHK World
Quer ficar por dentro dos mais recentes artigos, notícias, eventos e outros destaques do Mundo OK? Siga-nos pelo Facebook, Twitter e Instagram.