No conceito de Okinawa, existe algo superior que é chamado de kami, e se refere à direção para onde todos queremos caminhar.
Por Shinji Yonamine
Nas casas okinawanas, há a presença do guansu altar ancestral, do hinukan, Deus do lar, e, do fuuru nu kami , Deus do banheiro que espanta os maus espíritos. Os okinawanos tendem sempre a buscar pelo princípio, a origem. Tudo que é origem considera-se como um elemento puro. Por exemplo, busca-se o local de nascimento, a casa de seus pais, a casa de seus ancestrais, o primeiro local em que se plantou arroz (região de Tamagusuku), onde se iniciou o uso do sanshin (região de Yomitan).
O local em que pela primeira vez, os deuses desceram foi na ilha de Kudaka, ao sul de Okinawa. Diz-se que todas as mulheres nascidas ali, mesmo que saiam da ilha, um dia retornam. Elas possuem a característica de kaminchu, ou kami no hito, gente de Deus, pessoa iluminada. Os rituais praticados por essas mulheres em Kudakajima proíbem a presença de homens. Diz-se também que lá, é o único local em Okinawa que não há a presença de habu, cobras peçonhentas. E a primeira alerta aos visitantes, é de não levar nenhuma pedra da região, pois acredita-se que coisas ruins possam acontecer com quem o fizer.
O bosque Seifa Utaki que se localiza na região de Chinen, é um dos bosques sagrados mais poderosos de Okinawa, tem-se como paisagem Kudakajima. Na época do reino de Ryukyu, era o local de peregrinação da família real, em que os reis, antes de serem coroados, dormiam uma noite no Seifa Utaki, em um local chamado Ibi.
Assim, a noção de Deus na religiosidade okinawana permeia toda a natureza, o universo e o mundo humano. Até mesmo os castelos de Okinawa, mais do que fortalezas de guerreiros, são locais especiais para se pedir proteção. O kami okinawano é energiaem movimento. Atravésdas yuta e noro, mulheres que tem a mediunidade, e se comunicam entre o mundo dos kami e o mundo dos homens, assim como através da natureza e sua relação com a vida, a religiosidade okinawana abrange diversos aspectos da vida dos uchinanchu. Ter como objetivo final a purificação diferencia a noção de kami dos okinawanos, da noção de deus ocidental.
O kami abrange sete níveis de energia:
• Deus
• Nirai kanai – a energia cósmica;
• Natureza – cuja existência é mais longa que a de um ser humano – aliás, quando é necessário cortar uma árvore, por exemplo, os okinawanos pedem licença e realizam um ritual, pois será interrompida uma vida.
• Profissões – que nessa hierarquia se sobrepõem à família, uma vez que podem trazer grande benefício para um maior número de pessoas.
• Família – proporciona o sustento espiritual.
• Xamãs okinawanas yuta – que fazem a comunicação entre o mundo dos mortos e o mundo dos vivos e oferecem consolo espiritual para a família Espíritos desencarnados que ainda não conseguiram paz espiritual, os majimun.
O kami okinawano é a composição e a relação de todos esses níveis. Cada um deles, contribui para a busca do estado de iluminação e o fechamento do círculo da vida.
SHINJI YONAMINE é Palestrante e aborda questões históricas sobre Okinawa. Email: shinji.yonamine@uol.com.br.