Kizuna Fest

0
4234

Em 2014 um grupo de cantores da comunidade nipo brasileira se apresentou no palco do Festival do Japão, esse era o início do World Kizuna Project. Kizuna pode ser traduzido como “laços afetivos”. Em 2011, quando o Japão foi afetado pelo Tsunami de Touhoku, este ideograma foi escolhido pelo povo japonês como ideograma que representava aquele ano, pois devido à tragédia natural, os laços de solidariedade foram essenciais para que o país se reerguesse. Segundo um dos idealizadores do grupo, o cantor Ricardo Nakase, o World Kizuna Project tem como objetivo, estreitar os laços entre os descendentes japoneses do mundo, através das artes como música, dança, esportes, entre outros.

Em 2019 o World Kizuna Project fez seu primeiro evento no complexo de pousadas da Enseada do Bananal em Ilha Grande – Rio de Janeiro, e contou com diversas atrações artísticas além do grande atrativo do cenário da festa, com muito sol, mar e alegria. Em 2020 a edição do evento teve que ser adiada devido a pandemia do Coronavírus, porém dessa infelicidade nasceu um novo projeto, o Kizuna Fest Online com a temática “Laços de amor por um mundo melhor”.

Seguindo a tendência das lives que estão em alta no momento, o Kizuna Fest reuniu mais de 100 personalidades da colônia japonesa no Brasil que deixaram uma mensagem de esperança, amor, fé e otimismo para enfrentarmos essa situação que estamos vivendo. O festival online foi sem fins lucrativos, com o ideal de apenas levar alegria a todos em suas casas, agradecer aos profissionais que estão trabalhando para manter os serviços essenciais, levar esperança ao mundo e claro, matar a saudade de todos que sempre frequentaram os festivais japoneses espalhados pelo Brasil.

Nós da Mundo OK também participamos do Kizuna Fest, com uma mensagem de força que eu deixei para que possamos passar por esse período tão difícil, apresentações da Fábia e do Norton que todos os meses escrevem sobre o mundo do karaokê, da Bruna Oshiro que traz suas experiências vividas como bolsista em Okinawa e como professora de sanshin, e com uma mensagem do Shinji Yonamine, especialista em cultura de Okinawa.

O evento reuniu muitas pessoas assistindo de suas casas as apresentações musicais e as mensagens, conseguiu trazer a alegria dos festivais e aliviar a saudade de todos que sempre frequentaram esses eventos. Durante a live, no chat do Youtube muitas pessoas se reencontraram, como faziam sempre nos eventos físicos e puderam compartilhar de momentos de alegria vendo seus artistas preferidos se apresentando e podendo conversar com seus amigos.

Assista aqui o Kizuna Fest