Lançamento do livro “A última mensagem de Hiroshima”

0
1082

Em abril foi lançado o livro “A última mensagem de Hiroshima” de Takashi Morita pela Editora Universo dos Livros. Hoje com 92 anos ele é sobrevivente da bomba e conta em seu livro sobre o dia do ataque, o sofrimento, e por fim o perdão, compreensão e superação após tão doloroso acontecimento.

Takashi Morita nasceu em 1924 em Hiroshima e tornou-se membro da Kempeitai, a Polícia Militar do Exercito Imperial do Japão. Em 06 de Agosto de 1945, sua vida mudou para sempre. As consequências da bomba foram devastadoras, não apenas no que diz respeito a saúde, mas também pela discriminação, pois as consequências da radiação para os sobreviventes e seus descendentes ainda eram uma incógnita.

Em 1956, imigrou para o Brasil e LITERATURA em 1984 fundou a Associação Hibakusha Brasil pela Paz, com o intuito de lutar pelo auxílio aos sobreviventes. Hoje é comerciante e com seu livro, propaga uma forte mensagem de esperança e crença na paz, e além de tudo, exalta o perdão e a compreensão. Após sofrer situações tão devastadoras como as que o Sr. Takashi viveu, muitos de nós provavelmente sucumbiríamos ao rancor. A sabedoria com a qual ele enfrentou suas memórias mais sombrias é inspiradora. Quando questionado a respeito de suas mágoas com relação aos norte-americanos, responsáveis pelo envio da bomba atômica a Hiroshima, o veterano responde: “Estavam apenas fazendo o seu trabalho.”


Durante o lançamento do seu livro, percebi que muitas pessoas tem interesse no seu relato, descendentes de japoneses ou não, todos querem saber da sua história, sua visão, e ele atendeu a todos com muito carinho e atenção.