Legados de Ryukyu na Japan House

0
1097

A Japan House, localizada na Avenida Paulista, teve em sua programação um domingo voltado a cultura de Okinawa. Palestras, oficinas e apresentações para mostrar aos visitantes um pouco da cultura da famosa ilha situada no sul do Japão. A organização e produção ficou por conta de membros do Urizun, Círculo de ex-bolsistas de Okinawa e do Seinen da Associação Okinawa Kenjin do Brasil.

O ciclo de palestras foi chamado de Okinawa: Legados culturais de Ryukyu, pois antes de Okinawa fazer parte do Japão, era chamada de Reino de Ryukyu, e todas as artes apresentadas já vem dessa época, de muito antes da integração com o Japão.

Dentre as atividades, foram oferecidas oficina de shisá de argila, bingata, palestra sobre o eisá taiko e apresentação do grupo de taiko dos Seinens Santa Clara e Santo André, palestra sobre a música de Okinawa e workshop de sanshin, com nossa colaboradora Bruna Oshiro, onde os participantes puderam aprender a tocar a música Tinsagu nu Hana no sanshin, e fechando a programação, palestras e apresentações de Karatê e Kobudô.

10