A proibição em todo o Japão de fumar em estabelecimentos públicos, como escolas, hospitais e escritórios do governo, entrou em vigor neste 1º de Julho sob revisão da Lei de Promoção da Saúde.

A medida atinge escolas, hospitais, drogarias e todos os órgãos públicos, incluindo prefeituras e sedes do governo. Nem mesmo áreas exclusivas para fumantes podem ser instaladas dentro e fora dos prédios. Todos os cinzeiros foram retirados desses locais e os responsáveis que não cumprirem as determinações poderão ser multados em até ¥500 mil.

Uma área para fumantes instalada fora do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar, na Chiyoda Ward, em Tóquio, deve ser removida em abril de 2022. (Imagem: Shuichi Doi / Asahi)

A proibição total de cigarro em restaurantes e empresas entrará em vigor em Abril de 2020, mas muitos estabelecimentos comerciais já adotaram a medida antecipadamente.

Alguns governos locais e ministérios do governo central estão aplicando regras ainda mais rigorosas do que as previstas na lei e proibiram completamente o fumo nos terrenos de suas instalações.

No prédio do governo metropolitano de Tóquio, na Ala Shinjuku, onde cerca de 10.000 funcionários trabalham e hordas de turistas visitam, todas as seis áreas de fumantes dentro do prédio e perto da entrada foram fechadas no final de 28 de Junho. Isso aumentou a perspectiva de mais fumantes se aglomerarem para áreas de fumo já embaladas no próximo parque central de Shinjuku Chuo.

Essas áreas de fumantes já estão quase no ponto de saturação, especialmente durante os intervalos para almoço.

“Nós nos perguntamos se o governo metropolitano de Tóquio pensou em quais problemas seu governo traria para outras pessoas”, disse um funcionário do governo da Ala Shinjuku.

O ministro da Saúde, Takumi Nemoto, à direita, verifica uma área para fumantes dentro do prédio do governo da Comarca de Bunkyo, em Tóquio, em 27 de junho, poucos dias antes de ser fechada. (Imagem: Shuichi Doi / Asahi)

De todos os 13 ministérios do governo central, apenas o Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia e o Ministério de Terras, Infraestrutura, Transporte e Turismo, ambos na Ala Chiyoda, proibiram completamente o fumo em suas instalações. Outros ministérios criam pelo menos uma área externa para fumantes.

Fumar na rua é proibido por uma ordenação de custódia. A área de fumantes mais próxima, criada com um subsídio do governo da ala, fica a cerca de 400 metros do Ministério da Terra.

Os membros da equipe publicam um aviso com a frase “Fechado” na parede de uma antiga área de fumantes dentro do governo metropolitano de Tóquio, na Ala Shinjuku, em 28 de junho. (Imagem: Hikari Maruyama / Asahi)

Um funcionário do ministério com 30 anos especulou que alguns colegas poderiam usar áreas de fumantes em outros ministérios.

Os infratores repetidos enfrentam uma multa de até 500.000 ienes (US$ 4.620,00). Fumantes que desobedecem as regras enfrentam uma multa de até 300.000 ienes.

Fonte: Asahi

Quer ficar por dentro dos mais recentes artigos, notícias, eventos e outros destaques do Mundo OK? Siga-nos pelo FacebookTwitter e Instagram.