Literatura: Guerra de gueixas

0
820

Editora Estação Liberdade lança mais uma obra do autor japonês Nagai Kafu

Imagem Divulgação

Guerra-de-gueixas---altaA obra foi publicada originalmente no jornal literário japonês Bunmei, entre 1916 e 1917.  Bastante ousada para a época, “Guerra de gueixas” desde sua primeira edição em livro, em 1917, até os anos de 1960 só circulou em edição “censurada”, em que as passagens consideradas mais eróticas tiveram de ser removidas.

As pequenas histórias que compõem a trama central, em destaque os relacionamentos entre as gueixas e seus clientes, transportam muito de uma promiscuidade comum na sociedade japonesa, mas sobre a qual não se falava, muito menos, se escrevia.

A história se passa em Shinbashi, Tóquio, conhecido como o bairro da perdição, e conta a trajetória de Komayo, uma gueixa, que depois de se casar, deixou para trás a vida libertina. Mas, por se tornar viúva ainda jovem, acaba retornando ao antigo trabalho.

Ao invés de apresentar uma visão romântica das gueixas – a tal figura misteriosa e hipnótica da cultura japonesa que tanto encanta o imaginário ocidental – Kafu apresenta Komayo por uma perspectiva muito mais realista, indo muito além da criatura de coque, maquiagem e quimono fadada apenas a ser a companhia submissa para o deleite masculino: é a mulher capaz de amar, sofrer e se ressentir, evocando assim uma vulnerabilidade humana que a faz ainda mais atraente.

O romance traz ainda uma série de personagens secundários como escritores, atores, criadas, compondo um painel da Tóquio boêmia do início do século XX e reconstituindo de forma realista os costumes e relações sociais da época.

Sobre o autor

Famoso pelo seu pseudônimo Kafu, Nagai nasceu em Tóquio em 1879. Desde a adolescência interessou-se por literatura e cultura tradicionais japonesas e chinesas, e aos dezenove já escrevia seus primeiros contos, publicados a partir de 1900. Após morar nos Estados Unidos, período que lhe rendeu inspiração para o livro “Histórias Americanas”, e França, retornou ao Japão em 1908 um homem de letras mais maduro cosmopolita.

Gueixas, prostitutas e o universo boêmio são temais centrais de sua obra, que conta com romances, contos e peças de teatro. Kafu manteve intensa produção até sua morte, em 1959. A Editora Estação Liberdade também publicou outros livros do autor japonês, entre eles: “Crônica da estação das chuvas”, em 2008, e “Histórias de outra margem”, em 2013.

“Guerra de gueixas”

Nagai Kafu

Tradução e notas Andrei Cunha

Editora Estação Liberdade

248 páginas

R$ 39,00