Estudo confirma a cidade como capital dos negócios e gastronomia
Foto: Divulgação
A São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de promoção turística e eventos), por meio de seu núcleo de estudos e pesquisas – o Observatório do Turismo – deu início a uma série de levantamentos sobre o fluxo turístico doméstico e internacional nos principais portões de entrada da metrópole.
O primeiro aconteceu no fim do ano passado, no Aeroporto Internacional de São Paulo – André Franco Montoro (Guarulhos), e teve seus resultados divulgados neste mês de abril. Pesquisadores aplicaram mais de 5 mil questionários nas áreas de embarque e desembarque do aeroporto.
“Essa é uma das maiores pesquisas que já fizemos. Nosso objetivo é realizar um estudo aprofundado para dimensionar a demanda e verificar as tendências. Os resultados vão pautar nossas ações e possibilitarão que atuemos estrategicamente”, afirmou o presidente da SPTuris, Marcelo Rehder.
Entre os destaques da pesquisa realizada em Guarulhos, surpreendeu a grande incidência de turistas vindos do Nordeste, em especial do Estado da Bahia. Já entre os internacionais, permaneceram no topo da lista os estrangeiros provenientes dos Estados Unidos e Argentina, mas Itália, Alemanha e Inglaterra vêm logo na sequência, superando, inclusive, outros destinos da América do Sul, como o Chile.
Negócios/trabalho continua na liderança entre os motivos que trazem os visitantes a São Paulo (mais de 40%), porém ao verificar a motivação secundária, lazer/turismo aparece em primeiro lugar. Ou seja, em boa medida, os empresários e homens de negócios também estão aproveitando a viagem para curtir São Paulo turisticamente.
A gastronomia, os atrativos culturais/entretenimento e as opções de compras são os itens que mais agradam os turistas e foram avaliados como ótimos ou bons para mais de 80% das pessoas entrevistadas.