Mais de uma loja virtual é aberta por minuto no Brasil. Como ingressar nesse setor que se mostra a principal solução em tempos de coronavirus?
Texto: Brandon Tiburcio
Atualmente, é inegável a importância e o crescimento da era digital. Se antes o marketing era uma maneira de aumentar a sua presença comercial, hoje, por conta da pandemia, ele se tornou o principal meio de comunicação entre empresas e clientes. Por isso, diversas agências acreditam que o marketing digital será a principal alternativa na retomada econômica.
Dados que ressaltam o crescimento desse setor foram apresentados pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm). Em pouco menos de dois meses, entre 23 de março a 31 de maio, cerca de 107 mil lojas virtuais foram criadas para os mais diversos segmentos, como alimentos, bebidas, roupas e até mesmo produtos de limpeza.
Segundo Michel Yonamine, sócio da Bloomin Marketing Digital, o número de empresas que estão solicitando a criação de lojas virtuais cresceu consideravelmente. “Analisando o atual cenário, vemos que a presença online, será uma peça fundamental para a retomada econômica. Em meio a uma pandemia inesperada e a quarentena obrigatória, muitos empresários e comerciantes viram a venda pela internet como a melhor forma de continuar girando o seu negócio.
Para exemplificar, Michel citou duas parcerias que já apresentam resultados positivos com o investimento em lojas virtuais. “Muitos dos nossos clientes que já haviam investido em montar uma loja viram o crescimento considerável em número de vendas, como a consolidada Cobertores Parahyba ou a fábrica de bijuterias Ouvi Biju, ambas parceiras da empresa.
Além da criação de lojas virtuais, o consumo de redes sociais teve uma alta. Segundo dados fornecidos pelo próprio Facebook, 2,36 bilhões de pessoas estão conectadas aos seus aplicativos (Facebook, Instagram e WhatsApp).
Michel acredita que, além das lojas virtuais, o gerenciamento de mídias sociais pode ser uma ferramenta importante para as empresas. “Através das mídias sociais, as empresas podem estabelecer uma comunicação mais próxima com seus clientes, mostrando as novidades, posicionamento da marca e tirando dúvidas.”
Outra dica importante para se destacar através da internet é através do SEO, um conjunto de técnicas que visam otimizar uma página para que ela apareça nas primeiras páginas de buscadores. O Google teve um crescimento de 13% em seu serviço de buscas, segundo a Alphabet.
Porém, o sócio da agência alerta sobre a descontinuidade das atividades digitais após a crise acabar. “Tudo isso que estamos vivendo mostra que contar com uma presença online, seja com a crise ou sem ela, é indispensável. A forma do cliente interagir com uma empresa está mudando e o marketing digital com certeza faz parte dessa mudança”.
Na era digital, as empresas que realizavam campanhas na internet antes mesmo da pandemia hoje se mostram mais preparadas para superar essa crise. Todo esse cenário mostra não só a necessidade de consolidar sua marca na internet, mas também a importância de contar com uma estratégia completa nesse setor.
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