Mundo Oriental: Identidade okinawana

0
576

Palestras e debates refletem sobre os 105 anos de imigração no Brasil

main

Redação/ Foto: Divulgação

Em junho, a imigração japonesa no Brasil comemora 105 anos. No primeiro navio a desembarcar por aqui, a maioria era da província de Okinawa. Hoje, a comunidade okinawana é mais que representativa, com participação nos mais diversos setores da sociedade. Da política ao setor privado, diversas personalidades levam adiante não só o sobrenome, mas a essência uchinanchu.

Por conta de tamanha envergadura dos descendentes da província, a Associação Okinawa Kenjin do Brasil e o Centro Cultural Okinawa do Brasil promovem um encontro voltado às origens, desenvolvimento e atual panorama da comunidade. Em sua sexta edição, o “Fórum – 105 Anos de Cultura e Tradição de Okinawa no Brasil” tem duração de cinco horas e traz nomes “de peso” para discutir assuntos variados: Isamu Yamashiro, Jorge Tamashiro, Marília Higa, Helio Higa, Hitomi Shinzato, Valdete Tamashiro e o jornalista Jorge Okubaro.

Dividido em duas partes, o encontro oferece, de forma prática, a oportunidade de refletir e questionar algumas questões referentes à cultura e tradição de Okinawa. Além das palestras, o público poderá interagir com perguntas aos convidados, além de dar depoimentos sobre a identidade okinawana. Já na segunda parte, haverá demonstrações artísticas, caso do show da banda “Heroes Sanshin Band”, interpretando canções típicas. No espaço destinado às artes plásticas, o evento contará com uma exposição do artista Augusto Taishin Higa.

Com início às 14 horas, o encontro acontece no dia 26 de maio, na Associação Okinawa Kenjin do Brasil (rua Tomás de Lima, 72, Liberdade – SP), com entrada gratuita. Pede-se, contudo, que os participantes levem 1 kg de alimento não perecível, para doação a entidades assistenciais. Mais informações podem ser obtidas através do tel (11) 99609-1224 (Cida Guenka) ou através dos e-mails: amth50@uol.com.br e cidaguenka@gmail.com.