O novo imperador do Japão, Naruhito e a imperatriz Masako vestiram roupas tradicionais nesta quarta-feira (08/05) em rituais nos quais relataram aos deuses xintoístas a data de duas importantes cerimônias no final deste ano, incluindo sua entronização.
Naruhito usou separadamente dois quimonos, um marrom e outro branco e vermelho, além de um tipo de chapéu preto alto durante o ritual realizado no Palácio Imperial, enquanto Masako usava uma vestimenta verde e vermelha com mangas compridas, mostraram fotos da Agência da Casa Imperial.
O imperador de 59 anos herdou o Trono do Crisântemo em 1º de Maio, um dia após a abdicação de seu pai, Akihito.
A entronização de Naruhito acontecerá em uma cerimônia elaborada no dia 22 de Outubro, para a qual centenas de dignitários estrangeiros serão convidados. Ele entrará em um pavilhão elevado chamado “Takamikura” e proclamará sua sucessão ao mundo.
Depois acontecerá a Grande Cerimônia de Ação de Graças, de 14 a 15 de Novembro, quando Naruhito oferecerá arroz e saquê recém-colhidos aos ancestrais e divindades imperiais, enquanto reza por uma boa colheita e pela paz nacional.
No último sábado (04/05), elogios e gritos encheram o ar em Tóquio quando Naruhito e Masako fizeram sua primeira saudação a um público extasiado, três dias depois de terem assumido o trono.
O pai de Naruhito, Akihito, de 85 anos, abdicou na semana passada em uma cerimônia simples, quase três anos depois de ter expressado pela primeira vez temores de que a idade avançada pudesse dificultar o desempenho de suas funções. Foi a primeira abdicação em 200 anos.
Prometendo trabalhar como símbolo do povo, Naruhito foi formalmente proclamado imperador no dia seguinte.
As pessoas ficaram na fila por horas para ver o novo imperador e sua família em um balcão do palácio acenando para as multidões. Normalmente, essas saudações acontecem durante o feriado de Ano Novo e no aniversário do imperador.
“Eu rezo pela sua saúde e felicidade”, disse o imperador, lendo um discurso preparado. “E eu sinceramente desejo um maior desenvolvimento de nossa nação, de mãos dadas com outras nações e buscando a paz global”.
Masako, usando um vestido amarelo e chapéu, acenou e sorriu para a multidão junto com outros membros da família imperial.
Eles saudaram a multidão seis vezes no sábado, segundo a emissora pública NHK.
Um dia antes, na terça-feira (07/05), o Imperador Naruhito do Japão cumpriu os deveres de estado estipulados pela Constituição no Palácio Imperial após sua ascensão ao trono no dia 1º de maio.
O Imperador foi levado de carro ao Palácio, passando pelo Portão Hanzomon, pouco antes das 15h30 de terça-feira. No palácio, o Imperador deu cumprimento aos deveres de assinar e selar documentos de estado.
A Agência da Casa Imperial divulgou um vídeo do evento. Essa é a primeira vez que a agência torna público esse tipo de imagem. Ela informa que cerca de mil documentos são enviados do governo todo ano.
Fonte: The Asahi Shimbun, NHK World