Em meio as comemorações dos 110 anos da imigração japonesa no Brasil, a comunidade okinawana também comemorou os 110 anos da imigração okinawana no Brasil, e com a mesma grandeza da comemoração oficial no Festival do Japão, o Okinawa Festival foi o palco principal dessa comemoração que também teve outros eventos a parte.
As comemorações tiveram início na sexta feira que antecedeu o Okinawa Festival, com homenagens a comitiva vinda de Okinawa na Assembléia Legislativa de São Paulo de manhã e no Palácio dos Bandeirantes a noite onde o governador de Okinawa Takeshi Onaga recebeu a Gran Cruz da Ordem do Ipiranga, representado pelo seu vice Moritake Tomikawa pois estava se recuperando de uma cirurgia feita a poucos meses. A prefeita de Naha, Mikiko Shiroma recebeu a medalha de Grande Oficial e também foram homenageados, Yonekichi Shinzato, presidente da Assembléia Legislativa de Okinawa, Shunei Onaga, presidente da Camara Municipal de Naha, Eiki Shimabukuro, Presidente da Associação Okinawa Kenjin do Brasil e o presidente honorário da AOKB Issamu Yamashiro.
A grande comemoração foi mesmo durante o Okinawa Festival, que esse ano contou com um desfile de rua, onde passaram a comitiva dos governantes vinda de Okinawa, comitivas vindas de diversas regiões do mundo, como Bolívia, Peru, Hawai, Las Vegas entre outras, os grupos de sanshin, shishimai, associações de toda São Paulo e de outros estados, as crianças acompanhando o Deus da Fartura Miruku, atletas do Karatê Goju Ryu do Sensei Yonamine, as senhoras do Taissô, grupos de danças, os tocadores de taiko dos grupos Ryukyu Koku Matsuri Daiko e Requios Gueinou Doukoukai e fechando o desfile, a escola de samba campeã do Carnaval de São Paulo 2018, Acadêmicos do Tatuapé.
Nesse ano de 2018, fomos agraciados com um tempo firme e sem chuva, diferente do ano de 2017 onde os dois dias de evento foram de chuva forte que atrapalhou bastante o evento. Durante a semana antes do Okinawa Festival, tivemos muita chuva e a apreensão era grande quanto ao clima durante os dois dias de festa. Sábado de manhã antes do início do festival, o tempo se firmou sem chuva e os voluntários trabalharam duro para retirar a lama para que o público aproveitasse bem o evento. Parabéns a todos que participam do trabalho do Okinawa Festival, tanto na parte de organização e coordenação, quanto as pessoas que trabalham duro arrumando e limpando tudo para que o evento seja um sucesso todos os anos.
Durante a cerimônia de abertura do Okinawa Festival, palavras do Presidente do AOKB Eiki Shimabukuru, Presidente da AOVC Takeyoshi Teruya, do Consul do Japão em São Paulo Yasushi Noguchi, Vice Presidente de Okinawa Moritake Tomikawa e do deputado Mikio Shimoji que é descente de Okinawa entre outras autoridades presentes.
O público presente sempre dedica uma parte do seu tempo no Okinawa Festival para assitir as apresentações, que trazem o melhor da música e dança típica de Okinawa. Durante os dois dias, a tenda do palco sempre está totalmente ocupada pelo público que prestigia as apresentações e se emociona com cada uma delas..
Além das apresentações, o Okinawa Festival também conta com oficinas, workshops e claro a extensa área gastronômica.
Mais um ano, o Okinawa Festival foi um sucesso, parabéns a toda organização do evento e a todos que participaram!