O estilista das medalhas que serão apresentadas aos vencedores dos Jogos Olímpicos de Tokyo 2020 disse na quinta-feira (25/07) que pretende transmitir os conceitos de “diversidade” e “harmonia”.
“Eu expressei a energia dos atletas, minhas esperanças de brilhar e diversidade e harmonia”, disse Junichi Kawanishi, 51, em coletiva de imprensa, um dia depois de os organizadores revelarem as medalhas de ouro, prata e bronze durante o One Year to Go.
Seus projetos foram escolhidos em Julho do ano passado em uma competição que atraiu mais de 400 inscrições. “Minha mente ficou em branco”, disse Kawanishi, recordando a emoção que sentiu quando recebeu um telefonema notificando-o de que havia vencido.
“Estou muito honrado e feliz por ter sido selecionado”, disse ele.
A frente de cada medalha continua a tradição de retratar a Nike, a mítica deusa grega da vitória, conforme exigido pelo Comitê Olímpico Internacional. Na parte de trás, as medalhas trazem os anéis olímpicos e o logo do Tokyo 2020 dentro de uma forma de redemoinho tridimensional.
Kawanishi disse que teve dificuldade em aperfeiçoar o redemoinho, mas recebeu ajuda da Casa da Moeda do Japão, que produzirá as medalhas.
As medalhas de ouro usam cerca de 6 gramas de ouro em prata pura, as medalhas de prata são todas de prata pura, enquanto as medalhas de bronze são feitas de bronze, uma forma resistente à corrosão de bronze contendo uma liga de zinco.
Cerca de 5.000 medalhas estão sendo produzidas usando materiais reciclados retirados de telefones celulares usados e outros dispositivos eletrônicos doados pelo público durante uma campanha nacional de dois anos desde de Abril de 2017.
Os organizadores disseram que pretendem concluir a produção até Maio de 2020.
Fonte: The Mainichi Shimbun
Quer ficar por dentro dos mais recentes artigos, notícias, eventos e outros destaques do Mundo OK? Siga-nos pelo Facebook, Twitter e Instagram.