Rio de Janeiro, Salvador e Recife são os destinos mais procurados pelos foliões brasileiros e estrangeiros
Fotos Reprodução
Durante a festa mais popular do Brasil, onde música, ritmos diversos e muita alegria invadem, literalmente, as cidades brasileiras, uma coisa é certa, os brasileiros não vão ficarem casa. Segundoo levantamento do Ministério do Turismo cerca de seis milhões de viagens serão realizadas dentro do Brasil, durante o carnaval, no período que começa na sexta-feira, dia 17, e se estende até a quarta-feira de cinzas, dia 22 de fevereiro.
Essas viagens, realizadas por turistas brasileiros e internacionais, devem resultar em uma movimentação financeira de mais de R$ 5,5 bilhões. Números que contribuem para a estimativa de que o verão, especialmente os meses de dezembro, janeiro e fevereiro deste ano, registre a realização de mais de 70 milhões de viagens nacionais. Dez milhões a mais do que o registrado no mesmo período do verão passado.
De acordo com o MTur, os destinos mais procurados para cair na folia são Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e Recife (PE). E não é para menos, as três cidades têm programações extensas antes, durante e depois do carnaval, para nenhum folião botar defeito.
Na cidade maravilhosa, as opções para “sapucar” são inúmeras. Os foliões podem se divertir com os desfiles das Escolas de Samba na Sapucaí, que acontecem no domingo e na segunda-feira de carnaval, e ainda, seguir os blocos pelas ruas e avenidas da cidade. Tradicionais, eles arrastam multidões ao som de muita batucada e das famosas marchinhas, como o Cordão da Bola Preta e Monobloco. A programação é extensa, diversos blocos agitam o Rio durante todos os dias de carnaval, com saída em vários pontos da capital carioca. Para não perder nenhuma festa, confira os dias e horários de todos os blocos no site www.rioguiaoficial.com.br/carnaval/blocosderua/.
Trios elétricos, bandas, batucadas e blocos dão o tom do carnaval da capital baiana. Considerada um dos maiores eventos populares do planeta, a festa de Salvador reúne milhões de pessoas por dia, dentro e fora dos blocos, em mais de 10 horas de shows diários, durante os seis dias de folia. Artistas baianos e convidados comandam a festa nos trios elétricos nos três circuitos principais da cidade: Dodô e Osmar (Barra-Ondina e Centro da Cidade) e Batatinha (Centro Histórico). A programação completa dos blocos pode ser acessada no site www.carnaval.salvador.ba.gov.br.
Já na capital do frevo, a programação carnavalesca invade as ruas, casas de eventos e clubes da cidade. As opções são inúmeras, como os desfiles dos tradicionais blocos de rua, como o Galo da Madrugada, até festivais de música reunindo diversos artistas, ao som de muito frevo, maracatu e manguebeat. No site www.programacaocarnavalrecife.com.br é possível encontrar todos os eventos, pagos ou gratuitos, que vão agitar Recife e Olinda nesse carnaval.