Os pódios dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 serão feitos a partir de resíduos plásticos doados por moradores locais ou coletados no mar, disseram os organizadores na terça-feira (11/06), como parte de um esforço de sustentabilidade.

Será a primeira vez que pódios serão feitos de materiais reciclados e os organizadores dizem que precisarão de cerca de 45 toneladas de plástico para formar cerca de 100 pódios para os Jogos. O CEO do Tokyo 2020, Toshiro Muto, disse que o plano ajudaria a levar uma mensagem de sustentabilidade, que os organizadores querem ser um tema chave dos Jogos no próximo ano.

“Ao enviar essa mensagem para o Japão e o resto do mundo, achamos que este projeto terá um grande significado”, disse ele a repórteres.

Ao subirem no pódio, os atletas estarão subindo em plásticos reciclados e receberão medalhas feitas com lixo eletrônico reciclados. (imagem: AFP / Franck Fife)

O plástico para o projeto será reunido em mais de 2.000 pontos de uma rede local de supermercados, onde serão colocadas caixas para que os residentes de Tóquio deixem seus resíduos de plástico reciclável. O projeto também usará resíduos de plástico que foram coletados do oceano durante as limpezas marítimas.

Os organizadores de 2020 têm se empenhado em promover uma mensagem ecologicamente correta com os Jogos, incluindo a confecção de todas as medalhas a partir de lixo eletrônico reciclado.

Eles solicitaram o desperdício do público, bem como da indústria e dos negócios japoneses locais, recolhendo 2.700 kg de bronze, 30,3 kg de ouro e 4.100 kg de prata.

E atletas japoneses competindo nos Jogos também usarão um kit oficial feito em parte de roupas recicladas coletadas em todo o país.

Fonte: AFP via Yahoo! News

Quer ficar por dentro dos mais recentes artigos, notícias, eventos e outros destaques do Mundo OK? Siga-nos pelo FacebookTwitter e Instagram.