Ponto de Integração

0
743

Em abril, o Instituto Paulo Kobayashi inaugura mais uma sala do Projeto Integração Digital, dessa vez em parceira com a Acal e a Unimed  

 Fotos Divulgação

A partir de abril iniciam as aulas de mais uma sala de informática do Projeto Integração – Inserindo a Terceira Idade na Era Digital, do Instituto Paulo Kobayashi – IPK. A Sala de Inclusão Digital Acal-Unimed, é uma parceria do IPK com JCI Brasil-Japão, a Associação Cultural e Assistencial da Liberdade (Acal) e a Federação das Unimeds do Estado de São Paulo (Fesp).

A unidade é a 29° sala do projeto e está localizada na sede da Acal, no bairro da Liberdade, região central de São Paulo. “O intuito da sala é atender os pacientes da Unimed, os usuários da Acal e o público do entorno”, conta o presidente de honra do Instituto Paulo Kobayashi, Victor Kobayashi.

Segundo ele, o projeto é realizado desde 2005 e tem como principal objetivo ensinar as pessoas acima de 60 anos o universo da informática, de forma a atenuar a exclusão digital, comum a essa faixa etária.

Durante o curso será ensinado como utilizar o computador como ferramenta de auxílio nas tarefas diárias. Quem tiver interesse em participar do Projeto Integração Digital, as inscrições para o curso podem ser realizadas na própria Acal (avenida Liberdade, 365) ou na Unimed – Fesp (rua José Getúlio, 78/90 – Aclimação). Mais informações pelos sites das entidades o www.ipk.org.br e www.acalliberdade.com.br.


Viva melhor a melhor idade

Fesp realiza programa voltado à qualidade de vida dos idosos, aberto a toda a comunidade

A partir dos 45 anos, os chamados “envelhecentes” já podem participar das atividades oferecidas gratuitamente pela Federação das Unimeds do Estado de São Paulo (Fesp). São diversas ações com foco em bem estar e qualidade de vida para a terceira idade, voltado para toda a comunidade.

O Programa Viva Melhor a Melhor Idade teve início em 2008, coordenado pelo Núcleo de Atenção a Saúde – NAS, da Fesp, com um grupo pequeno de pessoas conveniadas da Unimed.

“No final de 2010, o projeto se expandiu e passou a ser coordenado pela nossa diretoria, que ampliou as atividades, tirando o foco só da área da saúde, incluindo ações voltadas para o bem estar e a melhora na qualidade de vida, e ampliando o atendimento para toda a comunidade”, explica o diretor de Desenvolvimento Humano da Fesp, Péricles Taqueshi Otani.

Atualmente, segundo a gerente de Desenvolvimento Humano da Fesp, Karen Midori Takarabe Aoki, o projeto atende cerca de 120 pessoas. “O programa conta com diversas atividades, como aulas de ginástica, alongamento, dança, coral, palestras de saúde, bem estar, qualidade de vida, e culinária em parceria com a Sakura. E a partir de abril, também o curso de informática, em parceria com a Acal e o IPK, que está sendo bem esperado pelos nossos pacientes”, revela.

As atividades acontecem de segunda, quarta e sexta-feira, a partir das 13h na sede da Fesp (rua José Getúlio, 78/90), no bairro da aclimação. “Para se inscrever basta fazer o cadastro na sede da entidade, nos horários das aulas”, explica a analista de responsabilidade sócio-ambiental da Fesp, Teresa Cristina Rocco.

Mais informações pelo telefone 11. 2146-2511 ou pelo site www.unimeds.com.br.