Popularidade dos Animes fora do Japão

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Um estudo realizado pela Associação de Animadores Japoneses acaba de apontar que os animes nunca foram tão populares fora do Japão, pelo sexto ano consecutivo os animes tiveram um crescimento em suas receitas e pela primeira vez formato digital se destaca.

 

Realizado com pelo menos 150 empresas, a Associação levantou um crescimento maior que nos anos anteriores, os ganhos bateram a casa dos 10,939 bilhões de dólares.

 

Já a venda de materiais como DVD e Blu-rays não tiveram tanto destaque, caíram cerca de 25% em relação a 2018 o que provavelmente pode ser um reflexo do aumento do formato digital que literalmente correndo por fora, teve aumento.

Foi a primeira vez que animes transmitidos por streaming(Netflix, Crunchyroll, Amazon Prime) chegou a 59,5 bilhões de ienes ultrapassando as vendas do formato físico que era de 58,7 bilhões de ienes. Com isso foram pouco mais de 1 trilhão de ienes de vendas fora do Japão, representando 46% de toda a receita gerada.

Com acesso aos títulos no formato digital, os animes puderam chegar mais longe ganhando o mundo, e uma boa parte disso deve-se ao crescimento dos eventos temáticos em vários países, despertando a curiosidade dos que ainda não tinham sido apresentados a este universo Otaku.

 

Mesmo com números positivos e novos estúdios surgindo, ainda não dá para se ter certeza que essas empresas tiveram lucros, isto porque algumas empresas nos últimos meses tem entrado em crise financeira, desaparecendo sem prestar contas aos funcionários e o governo, aparecendo tempos depois com pedidos de acordo e falência.

Essa popularização trouxe um fato curioso, alguns estúdios de animação foram denunciados por condições exploratórias de trabalho, com o interesse maior do público pela industria de animes e pesquisas internas, incentivou funcionários se sentiram mais a vontade em falar sobre o tema.

 

Como fã da cultura e animação japonesa, espero que tudo isso sirva para que não apenas um lado possa lucrar e sim que tudo caminhe na direção de que funcionários, produtores e fãs possam se orgulhar de fazer parte de tudo isso.