A quantidade de estrangeiros dispostos a prestar nos exames de japonês e conhecimentos técnicos para conseguir o novo visto de trabalho no Japão ultrapassou expectativas das autoridades.
Para obter um dos novos vistos de trabalho é preciso ao candidato comprovar habilidades em língua japonesa experiência técnica na área de trabalho desejada. Por isso, muitos estrangeiros estão se apressando e prestando os exames para conseguir o mais rápido possível o novo visto.
No dia 25 de Março foi realizado o primeiro teste para candidatos na área em restaurantes, cafés e bares. O número de candidatos foi três vezes maior do que o previsto pelas autoridades, chegando próximo de 1 mil pessoas.
Uma parte dos empregadores não esperavam tantas pessoas e Chegaram a comentar que havia muito mais gente do que o previsto por eles.
As provas do setor de alimentos foram uma das primeiras a ser realizadas no país, por isso, no dia seguinte, o Ministério da Agricultura, silvicultura e pesca do Japão tratou de agir para que as provas destinadas à agricultura, pesca e outras áreas de trabalho tivessem a mesma lotação. O ministério realizou uma prova no dia 26 de Março e pretende fazer vários outros testes durante os próximos meses, em diversas cidades do Japão.
Outro setor que sente com a procura é o setor hoteleiro. O primeiro teste está programado para 14 de Abril em 7 Cidades espalhadas pelo país. Todos os testes estão colocação de pessoas e o número estimado é de 700 inscritos.
A agência de turismo do Japão se diz surpresa com número de inscritos que, segundo ela, “superou as nossas expectativas”.
Vale lembrar que as novas leis de imigração à trabalho entraram em vigor no dia 1º de Abril e o governo japonês espera receber mais de 47 mil pessoas e em cinco anos o número ser a de 345 mil.
Fonte: NHK WEB News
Quer ficar por dentro dos mais recentes artigos, notícias, eventos e outros destaques do Mundo OK? Siga-nos pelo Facebook, Twitter e Instagram.