IPTU, IPVA, dívidas pendentes do ano passado, material escolar. Como dar conta de tudo isso em 2012?
Fotos Mundo OK
A festança de confraternização de fim de ano passou e o Novo Ano traz as inevitáveis despesas pesadas típicas da época: basicamente impostos (IPVA, IPTU, ITR), seguros (casa, carro etc), e gastos com o material escolar.
Muita gente ainda se atrapalha para conseguir saldar todas as dívidas recorrentes do início do ano. Você mesmo. Tem certeza de que está começando o ano no azul? Não deixou nenhuma prestação para trás e, ainda, tem o montante suficiente para sanar as contas extras?
Se você deu “aquela titubeada”, talvez esta reportagem o ajude. A revista Mundo OK conversou com dois educadores financeiros, Regis Shimanoe, da consultoria Dsop Educação Financeira e, Liao Yu Chieh, certificado pelo IBCPF – Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros. Segundo eles, o “segredo” para uma boa saúde financeira consiste em basicamente dois itens: disciplina e planejamento financeiro. “Assim como parar de fumar ou fazer exercícios físicos, querer poupar para ter uma saúde financeira melhor e ter um futuro mais tranquilo depende de força de vontade”, diz Liao Yu Chieh. “A pessoa tem de ter um objetivo ou sonho claro em sua mente. É uma questão de escolha, disciplina e ação”, complementa Regis Shimanoe.
Outro ponto destacado pelos especialistas em finanças é a pessoa estar atenta ao padrão de vida que ela consegue, de fato, bancar. “Querer viver a vida do vizinho ou a do cunhado que ganha mais pode desequilibrar a sua vida. Não ter uma vida equilibrada no presente afeta diretamente o futuro”, observa Chieh. Confira algumas dicas valiosas dos especialistas.
Como sanar as contas de início de ano
Shimanoe – Planejamento é a melhor resposta.
Chieh – É preciso colocar todas estas contas no papel e projetar a necessidade de caixa do começo do ano. Para isso, pode-se tomar como referência o valor das contas pagas no início do ano anterior e corrigi-los pela inflação. Depois ver o quanto da receita será comprometida e quais esforços serão necessários.
Como e quanto poupar?
Shimanoe – É importante mensurar os objetivos e sonhos e poupar, para depois saber quanto que deverá se ajustar para os seus gastos mensais. É recomendável que classifique os objetivos e sonhos em curto prazo (até 1 ano), médio prazo (de1 a 10 anos) e a longo prazo (mais de 10 anos).
Chieh – Considerando que uma família tenha renda média de R$ 3 mil, o valor de 10% já seria um bom começo.
Investimentos
Shimanoe – Independente da quantia a ser investida, o mais importante é o que você quer como retorno, para isso também existem os investimentos de:- curto prazo = caderneta de poupança- médio prazo = CDB, Tesouro Direto, Fundo de Investimento, Cooperativa, Consórcio, Ouro – longo prazo = Previdência Social e Privada, Tesouro Direto, Cooperativa, Ação, Imóvel
Chieh – Poupança é o investimento indicado para quem tem uma quantia pequena a aplicar, por ser um produto de fácil entendimento, disponível em todos os bancos, de liquidez imediata, rendimento líquido de imposto de renda e garantido pelo Fundo Garantidor de Crédito.
Cartão de crédito
Shimanoe – Pode ser uma maneira de se endividar facilmente.
Chieh – Usar o cartão como meio de pagamento é bastante vantajoso, pois você controla melhor os gastos, concentra o pagamento, recebe mensalmente um relatório discriminado da utilização e ainda tem o benefício das milhagens/recompensas. Usá-lo como meio de financiamento é o pior uso dele, pois você pagará os maiores juros do mercado.
Empréstimos no banco ou em empresas de crédito?
Shimanoe – Quem planeja, não necessita destes serviços.
Chieh – Aquela que cobrir o menor custo efetivo total no empréstimo.
Melhor forma de pagamento
Shimanoe – À vista sempre existe a possibilidade de negociar a compra em qualquer tipo de circunstância.
Chieh – À vista, porque além de ganhar poder de barganha para conseguir um bom desconto, pagar à vista pressupõe que você poupou o dinheiro para conseguir comprar o bem de uma só vez. Se você poupou, você recebeu juros. Se recebeu juros, você fez o dinheiro trabalhar a seu favor.
Empreendedorismo no começo do ano
Shimanoe – Qualquer época do ano é propícia para iniciar um negócio, porém é sempre importante: conhecer profundamente o aspecto técnico; ter uma ótima gestão empresarial; sempre ter um “Business Plan” analisando as oportunidades + ameaças do mercado e descrevendo as potencialidades e fraquezas do seu negócio.
Chieh – A época do ano é indiferente para abrir um negócio. O mais importante é o planejamento desse negócio, que é quantitativo, no que se refere a custo direto, despesas fixas e outros itens e, qualitativo, abordando o tipo de negócio, os concorrentes etc. O empreendimento tem de cobrir não só o investimento financeiro, mas o próprio trabalho do investidor. Caso contrário, seria melhor deixar o dinheiro em algum tipo de aplicação financeira, que estaria rendendo juros.
1.Querer ter uma vida melhor e mais equilibrada por longas décadas, o que pode significar um “aperto de cinto” no momento presente
2. Aceitar um padrão de vida compatível com o rendimento recebido
3.Planejamento financeiro, que envolve saber o quanto ganha, o quanto gasta, onde e como gasta e fazer projeções para ver se a conta fecha
4.Comprar bens à vista com desconto, e não a prazo pagando juros
5.Ter uma reserva de emergência, um dinheiro guardado em poupança ou outro investimento que só deve ser usado em situações de emergência (doença, acidente, etc.)
Fonte: Liao Yu Chieh