O Dia do Sanshin – Sanshin no Hi é comemorado em Okinawa todo o dia 04 de março, inspirada nos kanjis (三), (san), que significa 3 (mês de março) e shin (四), que significa 4. Em Okinawa a comemoração foi idealizada pelo ex diretor da Ryukyu Broadcasting Radio, Senhor Naohiko Uehara, no ano de 1993, e acontece até os dias de hoje, sempre no dia 04 de março . A comemoração é realizada no Centro Cultural de Yomitan, com apresentações de diversos grupos de sanshin: Ryukyu Koten, Ryukyu Minyo e participação especial dos alunos de Ryukyu Buyo da Geidai – Universidade de Artes de Okinawa. E além disso, os grandes nomes da música okinawana se apresentam neste evento: Oshiro Misako, China Sadao, Yonaha Toru, Hajime Nakasone, Yuyui Sisters, entre outros. E de hora em hora, durante todo o evento, é tocada a música Kajyadifuu por todos os membros do grupo de koten e mais o público, que pode trazer o seu sanshin para tocar do lugar em que está sentado.
Em Okinawa e em todo o Japão, o Sanshin no Hi é comemorado de diversas maneiras, seja em evento ou mesmo em Flashmob, nas ruas. Durante todo o evento são feitas transmissões ao vivo com pessoas de várias partes do mundo, tocando a música Kajyadifuu simultaneamente.
O Sanshin no Hi é comemorado em diversas cidades do Japão e do mundo, como: Fukuoka, Nagano, Osaka, Kobe, Nagoya, Kanagawa, Tóquio, Sapporo, Havaí, Chicago, Brasil, Bolívia, Los Angeles, África do Sul, Índia, Reino Unido, França, Pequim, Tailândia e Xangai e República Dominicana. Incrível, não?
Em 2005 tivemos a primeira edição do Sanshin no Hi no Brasil. Foi o passo inicial para a divulgação do sanshin para muitos jovens da comunidade brasileiro uchinanchu. Graças aos imigrantes que trouxeram o sanshin, aos senseis, mestres, divulgadores e simpatizantes da arte e da cultura de Ryukyu, atualmente, muitos jovens e crianças da quarta e quinta geração podem apreciar e cultivar esta arte tradicional. E graças à popularização do sanshin, da mescla da música de Okinawa com músicas ocidentais, estas vem sido trazidas de forma mais moderna, alcançando um público mais jovem, seja descendente ou não. A música é universal e sem fronteiras!
E agora eu gostaria de saber: “o que o sanshin significa para você?”