São Paulo ainda mais coreano

0
700

A capital paulista recebe o primeiro Centro Cultural Coreano do Brasil, um espaço para divulgar as tradições e promover o intercâmbio cultural entre os dois paísesFachada do Centro Cultural Coreano localizado no bairro de Higienópolis, em São Paulo

No ano em que se comemora os 50 anos de imigração coreana no Brasil, a cidade de São Paulo recebe o primeiro Centro Cultural Coreano em terras tupiniquins. O espaço, localizado no bairro de Higienópolis, e inaugurado no final do mês de outubro, tem como objetivo divulgar os costumes e tradições desse povo milenar, promover o intercâmbio cultural e educacional entre os dois países, e fortalecer as relações entre a República da Coreia e o Brasil.

“O Centro Cultural Coreano vai fazer o máximo para o amadurecimento e o enriquecimento culturais da Coreia e do Brasil, por meio do intercâmbio cultural e compartilhamento de patrimônios culturais”, explica o diretor do Centro, SuhSangMyun.

Em todo o mundo existem 24 centros especializados em cultura coreana, em países como Turquia, Madri e Indonésia. O do Brasil é o terceiro na América Latina, que já conta com do México, inaugurado em 2012, e o da Argentina. “Resultado de um esforço do governo da Coreia para divulgar suas tradições e promover o intercâmbio entre outras culturas”, ressalta o diretor.

Em uma área superior a 1 mil metros quadrados, o Centro Cultural vai oferecer uma ampla variedade de possibilidades para aqueles que desejam conhecer mais sobre a cultura coreana. “O Centro será bem disposto para ajudar a construir um mundo mais criativo e rico culturalmente, um lugar cheio de manifestações culturais”, enfatiza Myun.

Centro Cultural Coreano é homenageado pelo Grupo Parlamentar Brasil-Coreia

“Serão oferecidos vários eventos e cursos com foco no país, na história e no idioma coreano, em diferentes espaços”, enumera o diretor. Entre as principais atividades, destaque para a sala de Taewondo, onde será possível aprender a popular arte marcial e também praticar alguns passos de dança relacionados à cultura pop coreana. Estão programados também concertos e peças de teatro no salão de artes, onde os trabalhos de pintores coreanos estão expostos diariamente.

Para os interessados em culinária, haverá cursos sobre a cozinha coreana, em uma sala especialmente equipada. Ainda será possível confeccionar as tradicionais peças do artesanato coreano nas oficinas que serão disponibilizadas, ao longo do ano, pelo Centro Cultural.

Diretor do Centro Cultural SuhSangMyun, William Woo e autoridades coreanas

A tecnologia também faz parte da programação. Na sala multimídia do Centro, é possível apreciar uma seleção virtual de arte coreana, a qualquer hora do dia, e na área virtual, os mais famosos jogos coreanos para computador estarão disponíveis. Quem preferir o silêncio e a contemplação pode visitar a exibição permanente na galeria de arte coreana ou descansar em um típico salão de chá.

Na biblioteca, centenas de livros e materiais visuais– tanto em português como em coreano – estarãoàdisposição dos visitantes. Aulas do idioma coreano, também fazem parte da programação do espaço, tanto para descendentes quanto para brasileiros, que desejam aprender o Hangeul.

O Centro funciona de segunda a sexta-feira das 10h às 17h, com horário de almoço das 12h às 14h, e fecha aos sábados, domingos e feriados do Brasil e da República da Coreia.

Informações 

Centro Cultural Coreano
Alameda Barros, 192
Tel.: 11. 2893-1098
http://brazil.korean-culture.org

 

Instalações

Conheça os principais espaços do Centro Cultural Coreano

Apresentação de música típica coreana durante a cerimônia de inauguraçãodo Centro

** Espaço multifuncional: projetado para abrigar eventos culturais como exposições, apresentações e aulas de Taekwondo;

** Sala de Seminário: visitantes podem participar de palestras e ficar à vontade para discutir sobre os vários aspectos culturais que moldam o país;

** Se JeongHakDang: três salas de aula dedicadas àqueles que querem aprender o idioma coreano. Cada sala de aula acomoda até 12 pessoas;

** Biblioteca: possui um acervo de materiais impressos e visuais, com o objetivo de promover o intercâmbio cultural entre a Coreia e o Brasil;

** Salão de Taekwondo: espaço que fornece informações relevantes sobre a tradicional arte marcial da Coreia;** Salão Hallyu (“Onda”Coreana): onde os visitantes podem conhecer o que há de novo e moderno na cultura pop coreana;

** Su Ra (Salão de Cozinha Coreana):projetado para a realização de eventos gastronômicos e aulas experimentais.