Direto do oriente a “goji berry” e seus inúmeros benefícios para a saúde invadiram as terras tupiniquins e caíram no gosto dos brasileiros
Tamires Alês / Fotos Reprodução
Com promessas de colaborar no emagrecimento e proteger o organismo de diversas doenças, a goji berry caiu nas graças das americanas e europeias. A boa notícia é que essa frutinha com cara de tomate-cereja, originária do Tibete, já desembarcou em terras tupiniquins e é a mais nova queridinha dos brasileiros.
“Fruto vermelho da planta lycium barbarum, original das montanhas tibetanas, a goji berry tem várias propriedades funcionais em virtude dos seus vários nutrientes como os carotenóides, poderosos antioxidantes que têm ação protetora da pele contra as radiações UV”, explica a diretora da Associação Brasileira de Nutrologia, a nutróloga Marcella Garcez Duarte. Motivo pelo qual a goji berry é conhecida como a fruta da longevidade entre os tibetanos.
Outra propriedade importante da fruta é que ela é boa fonte de proteína, minerais, aminoácidos, boas gorduras e vitaminas, principalmente a C, cerca de 2000mg por 100g de fruto fresco e 2500mg por 100g de fruto seco, muito mais que nas laranjas, por exemplo.
O melhor de tudo, é que além de todos esses benefícios, a goji berry é pouco calórica: “Uma colher de sopa (10 a15 gramas) tem aproximadamente 50 kcal e o índice glicêmico do fruto é 29, baixo, principalmente quando comparado com outros frutos desidratados. E a grande concentração de vitamina C, colabora no metabolismo, mais precisamente na oxidação da gordura”, revela a nutróloga. Segundo a coordenadora de Nutrição da Rede Mundo Verde, a nutricionista Flavia Morais, a goji berry também pode ajudar no emagrecimento, já que 21% do seu peso é fibra, o que ajuda na saciedade.
No Brasil, ainda é difícil achar o fruto fresco, mas a fruta desidratada – que preserva todos os benefícios da fruta in natura, ou o extrato para manipulação de cápsulas, já podem ser facilmente encontrados em lojas de produtos naturais ou nas mercearias orientais, espalhadas pelo bairro da Liberdade.
De acordo com Flavia, o ideal é consumir cerca de 20 gramas da fruta por dia, aproximadamente 1 a 2 colheres de sopa. Como suplemento, sob a forma de extrato seco em cápsulas, a indicação é de 400 a 600mg, de 1 a 3 vezes por dia. “O ideal mesmo é haver uma orientação prévia de um profissional especializado”, indica Marcella.
As especialistas explicam que a goji berry pode ser consumida a qualquer horário do dia, no café da manhã ou em lanches entre as refeições, como uma ótima opção de fruto seco, em sucos, saladas de frutas, ou com iogurtes.
Mas, a nutróloga alerta: “O goji berry é um alimento funcional e como tal deve estar inserido em um plano alimentar, variado, equilibrado e o mais natural possível. Seu consumo não deve ser excessivo e tampouco introduzido na dieta em detrimento de outros alimentos importantes”, finaliza.
Os poderes da fruta
Confira os benefícios da goji berry para a sua saúde, listados pela nutróloga Marcella Garcez Duarte e pela nutricionista Flávia Morais:
– Tem efeito antioxidante, protegendo o organismo dos danos causados pelos radicais livres, como o envelhecimento precoce, doenças degenerativas como câncer, doenças cardiovasculares e Alzheimer;
– Fortalece o sistema imunológico, já que as vitaminas do complexo B existentes na fruta mantêm o sistema imunológico saudável e competente;
– O alto teor de vitamina C e outros nutrientes relacionados, auxiliam no aumento da disposição, melhoram a qualidade do sono, reduzindo a fadiga e o estresse;
– Por ser rico em fibras, aumenta a saciedade colaborando no emagrecimento;
– Por conter ácidos graxos, auxilia na redução do colesterol;
– O alto teor de aminoácidos reforça e mantém os vasos sanguíneos elásticos;
– Tem betacaroteno, que protege a pele dos danos causados pelo sol;
– Rica em carotenóides, protege os olhos evitando a degeneração muscular senil – causa da cegueira nos idosos – e protege o organismo dos efeitos hepáticos.
Onde encontrar
Mundo Verde
Várias unidades pelo Brasil
Tajimaya
Rua dos Estudantes, 48 – Liberdade
Tel.: 11. 3209-8510
Mercearia Oriental
Rua dos Estudantes, 38 – Liberdade
Tel.: 11. 3209-8830
Casa Bueno
Rua Galvão Bueno, 48 – Liberdade
Tel.: 11. 3277-8901