Por meio da quiropraxia, é possível ter uma qualidade de vida melhor
Redação/ Fotos: Reprodução
Com uma das técnicas, denominada Atlas Orthogonal, o quiropraxista detecta o desalinhamento da primeira vértebra da coluna – a mais importante e que protege uma estrutura neurológicavital, o tronco encefálico. Por meio de radiografias específicas, então, o profissional faz o ajuste com um instrumento que envia uma onda sonora ao atlas. Uma checagem, através de palpação cervical e comprimento das pernas, também é realizada para determinar quando a pessoa está, ou não, precisando ser ajustada.
Segundo o quiropraxista Paulo Henrique Sugimoto, todo o procedimento é indolor, ao contrário do que muitos imaginam. “Por isso é importante procurar profissionais da área. Apesar da quiropraxia ainda não ser tão popular quanto nos Estados Unidos, por exemplo, já temos tido um bom resultado”, afirma ele, que atende cerca de 20 pacientes por semana.
As queixas daqueles que o procuram são as mais diversas, mas comumente recaem nas citadas no começo do texto. Aliás, toda a população deveria, pelo menos, passar por um alinhamento do atlas durante a vida. “Mais de 90% da população tem algum tipo de desalinhamento, uma subluxação. Mas nem por isso as pessoas sentem alguma coisa. Tem aqueles que passam a vida inteira desalinhada e não sentem nenhum sintoma. Isso acarreta em desconfortos, mas que ‘deixamos passar’”, explica o quiropraxista, adiantando ainda que, de certa forma, é comum o desalinhamento da primeira vértebra. “Por exemplo, quando somos crianças, uma queda, uma postura errada acaba por desalinhar o atlas. E traz consequências no decorrer da formação da pessoa. Por isso é importante a correção. Dores, gastrite, prisão de ventre e outras características podem estar ligadas a esse desalinhamento.”
Todavia, vale ressaltar que a quiropraxia não diagnostica, trata ou previne doenças (seus sintomas ou causas), pois este é o ramo da medicina. “O quiropraxista simplesmente ajusta a vértebra para remover interferência entre o cérebro e as demais partes do corpo”, diz Sugimoto. As sessões duram, em média, de 30 minutos a 1 hora e são livres de dores.
Mais informações podem ser obtidas através do tel 11-2157-1906 ou através do site www.atlasquiropraxia.com.br.