Quem é que não sente aquele friozinho na barriga quando vai subir no palco, quando está nos bastidores, na fila do “corredor da morte”, faltando um cantor para você se apresentar? Nessas horas, meus amigos, o tempo não passa, tudo parece ser uma eternidade e você não vê a hora disso tudo terminar, não é mesmo? O coração parece que vai sair da boca, as mãos ficam suadas, você fica andando de um lado para outro, fica cantarolando a sua música, fazendo vocalizes, se concentrando na letra, na apresentação, enfim, são muitas emoções.
Bom, se você sente tudo isso, fique tranquilo…você é normal!! Todos os cantores, até os mais experientes, passam por isso e têm as mesmas sensações.
Porém, o excesso de nervosismo, falta de concentração e controle podem atrapalhar a sua apresentação. O que fazer para controlar a ansiedade para que não interfira na apresentação e na qualidade da voz?
- Relaxe, vai dar tudo certo.
Relaxe seu corpo, sua mente e sempre pense positivamente. É preciso que você se acalme por dentro para que possa entrar no palco tranquilo, sereno e concentrado.
Exercícios de respiração diafragmática, ou seja, quando você expande o seu diafragma (barriga) com ar e o solta lentamente em som de “S”. Esse exercício, além de tecnicamente ser essencial para quem canta, ajuda e muito a controlar a ansiedade. Faça isso continuamente, além de treinar a sua respiração, é uma boa maneira para acalmar os nervos.
- Esticando o esqueleto
Alongue o seu corpo, estique o braço, fique na ponta dos pés, alongue suas pernas e solte o corpo!! Faça movimentos rotacionais do ombro, mova a cabeça de um lado para outro, sinta relaxar cada musculo do seu corpo. Faça também caretas, mostre a língua, sorria e faça biquinho, sem medo de ser feliz. Isso ajuda a relaxar a musculatura da sua face. Tenham a certeza de que se tiver um músculo preso no seu corpo, vai interferir na qualidade de sua voz.
- Foco e concentração
Sabe naquele momento em que está prestes a entrar no palco, faltando um cantor para você? Concentre-se em você, feche os olhos, deixe a emoção brotar aos poucos, entre no clima, sinta a música, a energia das pessoas, pense em cada gesto, tenha um momento só seu. Esses pontos são super importantes que fazem toda a diferença e faz com que você consiga dominar o nervosismo.
- Chegou a hora!
E chegou a hora de você brilhar! O apresentador o anuncia, o pessoal da sonorização solta a sua música, a plateia aplaude vigorosamente, a torcida e seus amigos gritam o seu nome e você finalmente entra no palco. É o seu momento de deixar a emoção fluir, sem medo de se expor. Olhe para frente, foque em pontos estratégicos nos três cantos da plateia, sorria, mantenha a fisionomia serena, mas tome cuidado para não fechar muito o olho. Afinal, você quer sair bem na foto, né?
Cante sempre para as pessoas, leve a mensagem da música que você escolheu para o coração de cada um da plateia. Se você treinou, mostre aquilo que você sabe. Não deixe com que o medo, a vergonha e o nervosismo o atrapalhem e tirem o seu brilho. Afinal neste momento, você é o artista e o protagonista da sua história.