As obras do novo Estádio Nacional, principal local das Olimpíadas de Tóquio e Paraolimpíadas de 2020, foram concluídas, disse terça-feira o Conselho do Esporte do Japão.
A construção do estádio de 157 bilhões de ienes (US$ 1,4 bilhão) começou em Dezembro de 2016. O estádio sediará as cerimônias de abertura e encerramento das Olimpíadas, bem como eventos de atletismo e futebol. Após a inspeção final, o estádio será entregue às autoridades do conselho ao meio-dia de 30 de Novembro de uma joint venture composta pelo escritório do arquiteto japonês Kengo Kuma, gigante da construção Taisei Corp. e empresa de design Azusa Sekkei Co.
O estádio possui uma fachada coberta de plantas projetada para manter a harmonia com a paisagem natural da área vizinha de Meiji Jingu Gaien, enquanto os beirais do telhado diferenciado são feitos de madeira colhida nas 47 prefeituras do país.
A construção do estádio, com capacidade para 60.000 pessoas, começou cerca de 14 meses depois do planejado, após o projeto original da falecida arquiteta iraquiana-britânica Zaha Hadid ter sido descartada após protestos públicos sobre o custo crescente. O atraso também significou que não poderia sediar jogos durante a Copa do Mundo de Rugby de 2019 no Japão.
A final da Copa do Imperador em 1º de Janeiro será o primeiro evento esportivo público a ser realizado no local. Os Jogos Olímpicos de Verão de 2020 acontecerão entre 24 de Julho e 9 de Agosto, seguidos pelos Jogos Paraolímpicos de 25 de Agosto a 6 de Setembro.
O ministro da Educação, Koichi Hagiuda, disse que o governo decidiu não elaborar um plano para privatizar o novo estádio após os Jogos até depois do Outono de 2020. De acordo com Hagiuda, o esquema de privatização foi adiado por razões de segurança, pois os desenhos arquitetônicos detalhados do estádio não podem ser mostrados aos potenciais concorrentes no momento.
Após sofrer reformas, o estádio está programado para entrar em operação comercial na segunda metade de 2022.
Fonte: The Mainichi
Quer ficar por dentro dos mais recentes artigos, notícias, eventos e outros destaques do Mundo OK? Siga-nos pelo Facebook, Twitter e Instagram.