A tradição familiar de Okinawa é semelhante a hierarquia da família imperial japonesa, sendo que a sua sucessão se dá através de uma linhagem patrilinear, isto é de pai para filho.
A casa de uma família okinawana que tem um oratório – guansu ou totomé, passa a ser um santuário familiar, assim sendo toda cerimônia religiosa, é realizada nela com a presença de seus descendentes. No guansu o nome do falecido é perpetuo, e no interior dela, há o ihai – tablita de cor vermelha, que é dividida em duas partes: na parte superior vai os nomes dos homens, e na parte inferior vai o nome das mulheres, o ihai representa a alegria de receber os seus descendentes, e com o nome em letras douradas que representa o apreço das pessoas em relação ao falecido, ao longo de toda uma existência a qualquer momento, o seu descendente será bem recebido não importando a distancia do seu relacionamento, pois considera se que o espírito é eterno no conceito de familia.
A sequencia de transmissão do guansu, se dá através do pai para o filho mais velho – chonan obedecendo a uma linhagem com sanguínea. No caso de Okinawa verificando a ausência de um descendente homem na família, jamais um genro poderá herdar o compromisso de cuidar do guansu dos ancestrais de sua esposa, (ao contrário das demais províncias japonesas, em que o genro assume o sobrenome da familia da esposa, se tornando herdeiro da familia) assim sendo, uma família que não tenha filho homem entre os seus descendentes, o segundo filho de algum dos seus irmãos denominado yoshi se tornará o herdeiro espiritual, pois sempre o primeiro filho – chonan tem o compromisso com os pais.
Há casos especiais de ações de transmissão, que são incorretas.
- Yochimitsu era o filho mais velho de uma família, porém ele só teve filhas, e quem assume o guansu é o seu sobrinho Anderson primogênito do seu irmão Alberico, que já tem sob a sua responsabilidade o guansu do seu pai Alberico, neste caso, ele cuida das duas famílias (tio Yochimitsu e o pai Alberico) é denominado tcha tchi ushi kumi – não reconhecendo a existência do filho mais velho.
O correto será o segundo filho do Alberico, de nome Marcelo herdar o guansu do tio Yochimitsu e seus ancestrais, que é denominado yoshi, pois o filho primogênito do Alberico, que é o Anderson continuará a linha de sucessão patrilinear.
- Existe um outro caso em que uma familia cuida do santuário de vários irmãos casados falecidos, nesse caso denominados choodei-kassabai – acumulo de irmãos no mesmo santuário.
- Um genro que assume o santuário da família da esposa denomina-se Iri muuku .
O guansu na sua representação como espírito presente, enfatiza a eterna relação entre o passado, presente e o futuro, fazendo dela um ponto de referencia, através dos seus rituais, mantendo o seu papel como elemento de integração familiar e social, através do costume de agradecer e também é uma forma de canalizar o pensamento positivo, juntamente com este comportamento a forma de se doar, o espírito de solidariedade e ajuda mutua – tyui tashiki tashiki, o conceito de cada individuo pertence a esta estrutura, dando consciência que não estamos só, nesse mundo mas, que cada um de nós fazemos parte de um conjunto material e espiritual. Assim no conceito okinawano, um descendente será considerado sempre um componente da ilha. Isto é, um uchinanchu – ichariba chode – se nos encontrarmos somos irmão.
Shinji Yonamine
Palestrante da cultura e tradições de Okinawa
e-mail: shinji@mundook.com.br