Após desvalorização do iene, Japão registra crescimento exponencial de turistas
Foto Divulgação
Com uma política voltada ao mercado externo e sempre em busca do território perdido para a vizinha China no campo econômico, o Japão pôde comemorar uma marca expressiva: o aumento no número de turistas. Em 2014, o número de estrangeiros no arquipélago superou a marca de 13 milhões de visitantes.
Os dados foram divulgados pela Agência de Turismo do Japão, que anunciou que entre janeiro e novembro o número foi de 12,1 milhões. Esse total já ultrapassa o número total conquistado em 2013, após 10,3 milhões de turistas estrangeiros visitaram o país.
As causas para a explosão no turismo nipônico deve-se a três fatores: a desvalorização do iene, aumento no número de voos internacionais para o Aeroporto Internacional de Tóquio – Haneda, e flexibilização na concessão de vistos para visitantes de países do Sudeste Asiático. Atualmente, Taiwan é o país que mais envia visitantes ao Japão, com 2,6 milhões. Em segundo lugar aparece a Coreia do Sul e, em terceiro, a China.
Outro dado importante é o aumento no número de passagens vendidas no exterior. De acordo com as companhias nipônicas, a desvalorização da moeda impulsionou a venda de passagens. Além disso, as duas companhias reportaram um aumento considerável no número de visitantes provenientes da Tailândia, da Malásia e da China, enquanto os voos partindo do Japão com destinos ao Sudeste da Ásia e da Europa eram bastante populares.
Separadamente, seis empresas ferroviárias do grupo Japan Railways disseram na segunda-feira (5) que o número combinado de usuários de Shinkansen (trens-bala) e de trens expressos limitados, no período de 26 de dezembro a domingo último, chegou a 12,24 milhões, um aumento anual de 2%.