Turismo: Jardim Brasileiro no Pavilhão Japonês  

0
701

Espaço, que conta com espécies nativas da Mata Atlântica e Cerrado da cidade de São Paulo, simboliza amizade entre o Brasil e o Japão

Fotos Divulgação

 

Jardim Brasileiro Honda recém-inaugurado no Pavilhão Japonês
Jardim Brasileiro Honda recém-inaugurado no Pavilhão Japonês

No final do mês de setembro, a capital paulista ganhou mais um belo lugar para visitação. Um pedacinho de natureza em meio aos prédios e avenidas da cidade. Localizado no Parque do Ibirapuera, a nova atração do Pavilhão Japonês é o Jardim Brasileiro, inaugurado pela Honda, que simboliza a união entre Brasil e Japão ao longo de mais de um século, e resgata a paisagem de espécies nativas da Mata Atlântica e Cerrado de São Paulo, encontrada pelos imigrantes japoneses quando chegaram em terras tupiniquins, em 1908.

O mestre em botânica, Ricardo Henrique Cardim é o responsável pela revitalização do espaço, realizada em comemoração aos 60 anos do

Ricardo Cardim, Léo Ota, diretor de Marketing do Bunkyo, Paulo Takeuchi, diretor de Relações Institucionais da Honda e Kihatiro Kita, presidente do Bunkyo
Ricardo Cardim, Léo Ota, diretor de Marketing do Bunkyo, Paulo Takeuchi, diretor de Relações Institucionais da Honda e Kihatiro Kita, presidente do Bunkyo

Pavilhão Japonês. “Há mais de cem anos, após uma longa jornada pelos oceanos, os imigrantes vindos do Japão encontraram aqui uma paisagem exuberante de Mata Atlântica e Cerrado. Os jardins simbolizam a amizade entre as duas nações”, explica o botânico, que selecionou, cuidadosamente, as espécies nativas do Estado.

Os visitantes que forem conhecer o jardim podem conferir, por meio de uma ponte, que representa a ligação entre os dois países, de um lado os pinheiros negros do Jardim Zen, e de outro, a biodiversidade nativa do Jardim Brasileiro Honda.

Algumas espécies ameaçadas de extinção, como o palmito-jussara, a palmeira-prateada e o araçá-do-campo, foram escolhidas por Cardim para compor o Jardim. Entre as curiosidades do espaço, destaque para algumas plantas como a língua-de-tucano – utilizada por Padre Anchieta, fundador de São Paulo, para fazer alparcatas no século XVI –, e a cambuci – árvore frutífera da Mata Atlântica que dá nome a um bairro tradicional da capital paulista.

Pavilhão Japonês em festa

Inspirado no Palácio Katsura, em Quioto, o Pavilhão Japonês, onde está localizado o Jardim Brasileiro Honda, é um espaço tranquilo e agradável dentro do movimentado Parque Ibirapuera e foi doado à municipalidade pelo governo japonês e pela colônia japonesa no quarto centenário da cidade de São Paulo, em 1954, e simboliza o sentimento de gratidão do Japão ao povo brasileiro pela acolhida aos seus imigrantes.

O espaço é administrado pela Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, Bunkyo, e além dos jardins oferece uma pequena mostra da cultura japonesa por meio de exposição de peças de cerâmica, objetos históricos e trajes de guerreiros.

O Pavilhão funciona de quarta-feira, sábado, domingo e feriados, das 10h às 12h e das 13h às 17h. A entrada custa R$ 7,00 (inteira), R$ 3,50 (meia) e é gratuita para menores de 5 anos e acima de 65 anos.

Informações

Jardim Brasileiro Honda

Pavilhão Japonês no Parque Ibirapuera

Avenida Pedro Álvares Cabral, Portão 10 – Vila Mariana

Tel.: 11. 3208-1755 / 5081-7296

www.bunkyo.org.br