A Universidade de Tóquio planeja começar um experimento para cultivar pâncreas humano em porcos para transplante usando células-tronco pluripotentes induzidas, disse um professor que lidera o projeto recentemente.
O professor Hiromitsu Nakauchi disse que espera lançar o primeiro projeto no país para cultivar órgãos humanos em animais dentro de aproximadamente um ano, depois de limpar os comitês de triagem do governo e universidades e usar pâncreas geneticamente modificados no tratamento de distúrbios como diabetes grave em 10 anos.
A decisão da equipe de pesquisa de Nakauchi ocorre depois que o governo japonês suspendeu a proibição de produzir animais com embriões contendo células humanas, já que o fornecimento de órgãos doados continua aquém da demanda de pacientes que aguardam transplantes.
A equipe de Nakauchi vai injetar células iPS humanas, que podem se transformar em qualquer tipo de célula, em um embrião de porco geneticamente modificado de modo a não ter a capacidade de desenvolver um pâncreas. O embrião será então colocado no útero de uma porca substituta.
O feto será removido antes do parto para examinar a quantidade de tecido pancreático derivado das células iPS humanas e o quão bem ele funciona.
O governo japonês ainda proíbe a colocação de ovos de animais fertilizados contendo células humanas em úteros humanos, bem como o uso de animais produzidos por meio de engenharia genética para fins de reprodução. Tais experimentos usando porcos já foram realizados no exterior.
Fonte: The Mainichi Shimbun
Quer ficar por dentro dos mais recentes artigos, notícias, eventos e outros destaques do Mundo OK? Siga-nos pelo Facebook, Twitter e Instagram.