O Japão está cheio de locais históricos que ainda permanecem hoje com séculos de história por trás deles. E enquanto panfletos, guias e até impressões ukiyoe antigas fazem o possível para pintar uma imagem dessa história para os visitantes do país, nada conta a história como uma imagem em movimento, especialmente quando incluem cenas cotidianas que mostram pessoas naquele tempo vivendo suas vidas na sombra de monumentos famosos e formações naturais.
Agora é hora de dar uma olhada no passado com um novo vídeo mostrando algumas cenas incríveis da vida cotidiana filmadas em Tóquio e no Monte Fuji entre os anos de 1897-1915. Entremeadas por algumas cenas de hoje, essas imagens em preto e branco capturam o clima da época, com crianças brincando, carregando irmãos nas costas e fazendo excursões pela escola, cercadas por adultos vestidos de quimono da época Meiji (1868-1912) e o estilo de moda Leste-Oeste do período Taisho (1912-1926).
Dê o play e confira:
O clipe começa com algumas cenas granuladas, mostrando um piloto de riquixá saindo de um passeio vestido com um casaco e uma cartola, que foi originalmente filmado pelo cineasta francês e pioneiro em viagens visuais Constant Girel em Nihonbashi, em Tóquio, em 1897. O vídeo passa para o Japão moderno, com uma caminhada pelas ruas de Nihonbashi (literalmente “Ponte do Japão”), conhecida por ser o centro de comércio tradicional de Tóquio e tem sido o marco zero para as rodovias nacionais do país desde o século XVII.
Após um minuto de caminhada, voltamos no tempo mais uma vez, desta vez para ver o “Japão sob a neve“ em uma vila “na encosta do Fouzi-Yama“ (富士山, o japonês de “Fuji-san” ou Monte Fuji, é transcrito aqui como “Fouzi-Yama”).
Aqui, as crianças desfrutam de brigas de bolas de neve e caminhadas por palafitas, enquanto as mulheres se abrigam sob guarda-chuvas:
O vídeo então nos leva de volta ao mundo de hoje, com uma cena de neve filmada em Shirakawa-Go, um Patrimônio Mundial da UNESCO localizado na Prefeitura de Gifu. Depois, voltamos a 1913-1915, com vistas fascinantes de Tóquio mostrando alguns lugares familiares que realmente não mudaram muito, até hoje.
Há cenas mostrando as enormes lanternas no templo Sensoji de Asakua:
E cenas mostrando pessoas desfrutando “ao máximo dos prazeres proporcionados pelos inúmeros parques do Império” no Ueno Park em Tóquio (escritos como “Uyeno Park, Tokio” no filme). O parque era então, como é agora, “um lugar muito popular, especialmente nas tardes de domingo”.
As famosas árvores de sakuras no Ueno Park estão nuas nesta cena de inverno, com pessoas vestidas com casacos sobre seus quimonos do lado de fora dos prédios de restaurantes que ainda estão hoje:
Enquanto algumas crianças brincam e disputam a atenção da câmera, outras ajudam a cuidar de seus irmãos, carregando-as de costas, numa época em que as mães estavam ocupadas com grandes famílias em casa:
O clipe termina aos 9 minutos e 45 segundos, com o restante do vídeo mostrando as ruas movimentadas de Shibuya hoje. De alguma forma, há um pouco menos de charme com as pessoas andando com roupas modernas, em vez de quimonos e cartolas, mas ainda temos uma apreciação mais profunda da cidade e das pessoas que antes andavam por dentro. E agora com certeza há muitas pessoas inspiradas em mergulhar fundo no passado do Japão com mais vídeos e fotos dos arquivos do país!
Fontes: SoraNews
Quer ficar por dentro dos mais recentes artigos, notícias, eventos e outros destaques do Mundo OK? Siga-nos pelo Facebook, Twitter e Instagram.