Os raios solares são os principais aliados na produção da vitamina D, que traz uma série de benefícios à saúde. Cerca de 90% da vitamina D presente no organismo humano é derivada do sol, outros 10% são provenientes da alimentação. Por isso, é essencial mantermos a exposição solar mesmo em tempo de isolamento para suprir a necessidade do corpo. Só uma alimentação/suplementação de vitamina D não é o suficiente.
A vitamina D aumenta a imunidade, auxiliando no combate a gripes e infecções. Ela também regula o sono. A melatonina, hormônio que regula os ciclos do sono é ativado pela luz solar produzindo um efeito sedativo e sensação de calma e tranquilidade. Além disso, ela age na prevenção de doenças ósseas já que aumenta a absorção de cálcio, previne a hipertensão arterial, melhora o sono e o humor, e auxilia no tratamento de alguns tipos de doenças dermatológicas e auto-imunes.
Por isso, separei p você essas dicas para você garantir bons níveis de vitamina D mesmo durante o isolamento social:
– Consuma alimentos ricos em vitamina D, como por exemplo: salmão, atum, sardinha, ovos e fígado.
– Exponha-se ao Sol pelo menos 3x por semana, de 15 a 20 minutos, e de preferência antes das 10h da manhã, pois lembre-se que apenas 10% da vitamina D que o corpo necessita provém de alimentos, os outros 90% da vitamina D necessários originam-se da exposição à luz dos raios ultravioletas (UV) do sol.
Em tempos de quarentena, quando estamos mais dentro de casa, essa exposição torna se mais difícil, porém vale a pena aproveitar aquele solzinho que entra pela janela da sua casa por uns minutinhos para garantir a vitamina D diária que o corpo precisa!